Tarô inspira performance fotográfica em Rio Preto

ARTES VISUAIS

Tarô inspira performance fotográfica em Rio Preto

Coletivo Dissidente promove, neste sábado, 1, no Instagram, a primeira ação formativa que resultará na performance fotográfica 'Tarô Dissidente'


Tauane Santo Forte é uma das idealizadoras do 'Tarô Dissidente'
Tauane Santo Forte é uma das idealizadoras do 'Tarô Dissidente' - Johnny Torres/Arquivo

O Coletivo Dissidente, criado pelo casal de artistas Tauane e Dániel Santo Forte, da Cia. do Santo Forte, de Rio Preto, inicia, neste sábado, 1, as ações formativas que darão vida à performance fotográfica "Tarô Dissidente", cujo projeto foi contemplado pelo fomento do Prêmio Nelson Seixas, da Secretaria Municipal de Cultura. A criação dessa performance fotográfica se dará por meio de autorretratos e fotografias remotas.

"O 'Tarô Dissidente' é uma performance fotográfica inspirada nos arcanos do tarô. Como ferramenta inicial de investigação, serão utilizadas as imagens dos 78 arcanos do tarô, que trazem um rico repertório de figuras para compor as fotografias", explica Tauane. "O Coletivo Dissidente busca unir linguagens artísticas diversas, começando pela fotografia e performance, mas podendo abranger outras linguagens no futuro. Temos como missão o protagonismo feminino a partir de uma abordagem feminista interseccional, abrangendo a todas e todos que desejarem acolhimento e representatividade artística", completa.

O tarô tradicional é um conjunto de 78 cartas denominadas atualmente como arcanos, palavra que simboliza mistério e segredo, que se dividem em dois grupos: 22 arcanos maiores e 56 arcanos menores. Eles são organizados como nos baralhos de jogo comum: ouros, espadas, copas e paus. "Pretendemos utilizar como referência clássica o Tarô Rider Waite, desenhado por Pamela Colman Smith, e como referência contemporânea o Next World Tarot, desenhado por Christy C. Road", sinaliza a artista.

Artista e taróloga, Tauane teve a ideia do projeto em diálogo com Suellen Vico, performer que se identifica com o pseudônimo Lírio Valente. Posteriormente, foram integrados ao projeto Dániel, que é artista e fotógrafo, e a fotógrafa Bruna Ferreira, além da designer e tatuadora Julian Merlin.

Segundo Tauane, a proposta inicial seria realizar ensaios presenciais e fazer um vernissage de lançamento em dezembro. No entanto, em decorrência da pandemia da Covid-19, as ações migraram para o Instagram do projeto (@tarodissidente), espaço que abrigará autorretratos, vídeos e lives, apresentando o projeto, as investigações do coletivo e os resultados da performance que acontecerá remotamente.

Intitulada 'Dramaturgia da Imagem', a primeira live do "Tarô Dissidente" será neste sábado, 1, às 16h, com a participação de Tauane e Lírio Valente. Além disso, Tauane comandará outras lives, denominadas "rituais pedagógicos", em que analisará os desenhos dos arcanos e refletirá sobre possíveis maneiras de reproduzi-los em casa, de modo a criar um espaço ritualístico no ambiente doméstico.

As pessoas que assistirem a essas lives serão convidadas a testar esses autorretratos e marcar o perfil do "Tarô Dissidente" no Instagram, o que ajudará a escolher o elenco que irá compor esse "tarô performático". Os ensaios fotográficos serão feitos com cada participante em sua casa - os fotógrafos Dániel e Bruna utilizarão a câmera do celular das pessoas fotografadas através de chamadas de vídeo e aplicativos específicos.

"Alguns performers já manifestaram o interesse em participar e confirmaram presença em todas as lives e nos desafios que serão propostos através das mídias sociais, porém continuamos recebendo inscrições. Ainda há vagas para participar e a prioridade é dada a mulheres, mães, pessoas negras e LGBTQIA+, que preferencialmente morem em Rio Preto", explica Tauane.

O resultado final será um baralho de tarô com 78 cartas, estampadas pelas fotografias dos performers selecionados. Eles serão distribuídos entre os participantes, sorteados no Instagram e disponibilizados gratuitamente a rede de bibliotecas públicas de Rio Preto.

1 de agosto

  • 16h - 'Dramaturgia da Imagem', com Lírio Valente e Tauane Santo Forte

8 de agosto

  • 16h - Ritual pedagógico 'Arcanos Menores'

15 de agosto

  • 16h - Ritual pedagógico 'Naipe de Ouros'

22 de agosto

  • 16h - Ritual pedagógico 'Naipe de Paus'

29 de agosto

  • 16h - Ritual pedagógico 'Naipe de Copas'

5 de setembro

  • 16h - Ritual pedagógico 'Naipe de Espadas'