Poeta rio-pretense prepara livro em espanhol

LITERATURA

Poeta rio-pretense prepara livro em espanhol

Com 17 livros e participações em feiras e bienais, Rodrigo Cavallari mira mercado europeu com a tradução de seus poemas em espanhol


Rodrigo Cavallari com Mara Maravilha, que declama poemas em um de seus audiobooks
Rodrigo Cavallari com Mara Maravilha, que declama poemas em um de seus audiobooks - Divulgação

Poeta de Rio Preto que conta com 17 livros publicados de forma independente, Rodrigo Cavallari, de 37 anos, quer ampliar os domínios de sua obra com a tradução de seus poemas para o espanhol. O trabalho de tradução é feito por Cibele da Silva, brasileira que mora há 20 anos na Espanha, e dois poemas já podem ser conferidos no site do autor: rcentrevista.site123.me.

"Sempre fui o responsável pela divulgação de meus livros, atendendo diretamente o público em feiras e bienais. No entanto, com o advento do livro digital [e-book], as vendas dos meus livros impressos caíram muito. Como o mercado europeu valoriza bastante o livro impresso, e principalmente o contato direto com o autor, quero publicar uma obra com meus poemas em espanhol, para marcar presença em eventos literários na Espanha", comenta Cavallari, que já participou de feiras e bienais em cidades como Rio Preto, Ribeirão Preto, Votuporanga, Paraty e São Paulo.

Antes da pandemia da Covid-19, o poeta rio-pretense estava em contato com a organização da Feira do Livro de Madri, evento que teve a oportunidade de conhecer in-loco no ano passado, quando viajou para a Espanha na intenção de visitar feiras, livrarias e editoras. "Acabei adiando os meus planos de publicar o livro impresso agora, pois o distanciamento social mexeu com o calendário de eventos. A feira em Madri acabou ficando para o mês de outubro. Por isso, achei melhor esperar até o próximo ano", explica.

Para driblar os efeitos do e-book em sua venda de livros impressos, Cavallari começou a investir no lançamento de audiobooks. Ele já lançou quatro obras nesse formato, que traz o livro impresso e um CD com os poemas declamados. Um dos livros dessa "safra sonora", intitulado "Por Amor", tem poemas na voz da cantora e apresentadora Mara Maravilha, que o poeta rio-pretense teve a oportunidade de conhecer há cinco anos, em um evento na capital paulista.

Segundo Cavallari, mais dois poemas em espanhol ainda serão publicados em seu site, em que também é possível adquirir quatro das 17 publicações já feitas pelo autor.