Fotógrafo de Rio Preto reúne animais resgatados em exposição

ARTES VISUAIS

Fotógrafo de Rio Preto reúne animais resgatados em exposição

A adoção de um cãozinho que vivia nas ruas inspirou o fotógrafo Santiago Garcia a criar o projeto '29 Almas Mais Uma', que reúne imagens e histórias de animais resgatados


Santiago Garcia e Chico, o cachorro que mudou sua rotina para melhor desde que foi resgatado das ruas
Santiago Garcia e Chico, o cachorro que mudou sua rotina para melhor desde que foi resgatado das ruas - Divulgação

Há cerca dois anos, o fotógrafo Santiago Garcia e sua esposa, Simone Rizzatto, decidiram ter um animal de estimação. "Nós tínhamos várias escolhas: comprar, ganhar ou adotar. Escolhemos resgatar, optando por um animal em estado de fragilidade, com a intermediação de pessoas envolvidas em ONGs. Inicialmente, iríamos adotar uma cachorra idosa, mas o pessoal não a encontrou. E apareceu o Chico, que não foi uma escolha, mas só trouxe alegria para as nossas vidas", relembra.

Desde que o vira-lata Chico entrou na vida de Garcia e Simone, a rotina familiar do casal mudou para melhor: o cotidiano ficou muito mais amoroso. "O animal de rua é um pouco carente e, por isso, ele traz muita afetividade, muito carinho e companheirismo. Ele cuida da gente, cuida da casa e tem um equilíbrio de sentimento que é recíproco entre o animal e nós, humanos", garante o fotógrafo, que, inspirado na história de seu cachorro, idealizou a criação de uma exposição que ajudasse a sensibilizar as pessoas para o resgate de animais abandonados.

Assim nasceu o projeto "29 Almas Mais Uma", que foi contemplado na edição deste ano do Prêmio Nelson Seixas, da Secretaria Municipal de Cultura. A exposição fotográfica, criada tanto na versão física como digital, reúne 29 histórias de pessoas de Rio Preto que optaram por retirar um animal da rua em vez de comprar.

A exposição reúne imagens em preto e branco que foram concebidas a partir do jogo entre luz e sombra, o que, de certa forma, contribui para acentuar a relação intimista e afetiva dos fotografados e fotografadas com seus animais de estimação.

Mostras e oficinas

No dia 1º de setembro, as fotos de Garcia ocupam o perfil do projeto no Instagram (@29almasmaisuma). Elas também serão expostas fisicamente no novo terminal urbano de Rio Preto, ficando em cartaz durante 30 dias. "No Instagram, farei o impulsionamento das fotos semanalmente, para garantir que a exposição atinja o maior número de pessoas possível."

Além das duas mostras, o projeto prevê a realização de duas oficinas gratuitas de fotografia (básica e avançada), voltadas exclusivamente a voluntários que atuam em instituições de Rio Preto que recolhem cães e gatos em estado de abandono. A proposta é dar a esses voluntários condições para a produção de fotografias de seus animais resgatados, de modo a ajudar no trabalho de adoção.

As oficinas serão realizadas no formato de live, e estão programadas para os dias 3 e 10 de outubro, das 9h às 12h, no Instagram do "29 Almas Mais Uma". A atividade será interativa, ou seja, os participantes poderão esclarecer todas as dúvidas durante a própria transmissão ao vivo.

Segundo Garcia, durante as oficinas será disponibilizado link para download de material em PDF com os princípios básicos da fotografia. "O objetivo principal dessas oficinas é fornecer aos interessados as noções sobre o funcionamento do dispositivo fotográfico e o domínio de iluminação artística, mostrando como utilizar as funcionalidades das câmeras e celulares", explica.