Rio Preto celebra o Dia da Mulher Negra Latino-americana e Caribenha

REPRESENTATIVIDADE

Rio Preto celebra o Dia da Mulher Negra Latino-americana e Caribenha

Neste sábado, 25, às 9h, será realizado evento online com Flávia Costa, consultora em políticas públicas de raça e gênero


Homenagem na Câmara Municipal pelo Dia da Mulher Negra Latino-americana e Caribenha
Homenagem na Câmara Municipal pelo Dia da Mulher Negra Latino-americana e Caribenha - Divulgação

25 de julho é o Dia Internacional da Mulher Negra Latino-americana e Caribenha, e, pela primeira vez, a data faz parte do calendário oficial de Rio Preto. Entre as ações locais para celebrar a luta das mulheres negras nos países da América Latina e Caribe está a realização da palestra e roda de conversa online "Políticas de Igualdade Racial, Implementação e Controle Social", que tem como convidada especial a professora Flávia Costa, de Guarulhos, consultora em políticas públicas de raça e gênero.

Com transmissão ao vivo neste sábado, 25, às 9h, o evento online é uma iniciativa da Unegro - organização não-governamental que atua na promoção da igualdade racial e de ações afirmativas de inclusão social - e envolve a parceria dos conselhos municipais Afro e da Mulher e o apoio da Secretaria da Mulher, Pessoa com Deficiência, Raça e Etnia de Rio Preto.

O evento online poderá ser acompanhado no Facebook da Unegro (UnegroRioPreto), do Conselho da Mulher (ConselhosdaMulherSJRP) e do Conselho Afro (AfroRioPreto).

Em Rio Preto, a data também é marcada por uma série de homenagens a mulheres negras, realizadas na quinta e sexta-feira, 23 e 24, pela Câmara Municipal, a partir de proposta da vereadora Márcia Caldas. Vinte mulheres e instituições foram homenageadas, sendo dividas em grupos e horários diferentes para evitar aglomeração no plenário da Câmara devido ao risco de infecção do novo coronavírus.

As homenageadas foram: Cecília Silva, Deise Donizete, Jovana Silva, Jéssica Braz, Juliana Costa, Luciana Vieira, Melissa Barbosa, Neide Nery, Patrícia Prachedes, Sinara Petrino, Renata Alves, Vivian Lima, Larissa Toledo, Gabriela Souza, Edilaine Silva, Silvia dos Santos, Eni Fernandes, Teresinha de Jesus de Castro, Instituto As Valquirias e Malu Balthazar.