Rio-pretense ministra oficina online de iluminação cênica

NICOLAS CARATORI

Rio-pretense ministra oficina online de iluminação cênica

Nicolas Caratori realizará oficina dividida em seis encontros a partir desta quarta-feira, 22


Nicolas Caratori já trabalhou com grandes nomes da iluminação cênica
Nicolas Caratori já trabalhou com grandes nomes da iluminação cênica - Divulgação

Jovem iluminador rio-pretense que já trabalhou com grandes nomes da cena nacional, Nicolas Caratori promoverá uma oficina online de iluminação cênica. Serão realizados, a partir desta quarta-feira, 22, seis encontros por meio de videoconferências no aplicativo Sympla Streaming (Beta), cada um com duas horas de duração. 

Voltada a artistas, estudantes e técnicos ligados ao teatro, dança, música e ópera, a oficina tem como proposta orientar e esclarecer sobre a materialidade da iluminação cênica. "Serão apresentados os conceitos básicos da iluminação cênica do ponto de vista técnico. O foco é a materialidade da execução de um projeto. Embora o caráter de criação seja importante, o objetivo é tornar claro o processo técnico de execução de um projeto de iluminação para o palco", explica Caratori, que, com apenas 23 anos, já trabalhou com nomes como Caetano Vilela, Domingos Quintiliano, Aline Santini, Nelson Ferreira e Drika Matheus.

Segundo ele, não basta apenas pensar "a luz" no campo das ideias, pois existe o lugar da previsão técnica e da materialidade para que o projeto ocorra no campo da criação. "E é ai que entra o assistente, esse profissional que faz a ponte entre a criação e a viabilidade técnica de um projeto, planejando e executando a criação do iluminador", diz. "Diferenciar o sonho do executável e aliar conhecimento técnico com sensibilidade artística são determinantes para a iluminação de um espetáculo teatral, em que o tempo de preparação costuma ser curto e cada apresentação, única", acrescenta. 

Ao longo da oficina, Caratori compartilhará suas experiências no campo da iluminação, que envolve espetáculos como "Meu Quintal é Maior do que o Mundo", em que a atriz Cássia Kis, dirigida por Ulysses Cruz, encena textos do poeta Manoel de Barros. Ele ainda traz em seu currículo produções como "A Milionária", de Bernard Shaw, a ópera "A Estrela", o musical "Isso que é Amor", também dirigido por Cruz, e "Meia Noite Feliz Natal", da Cia. do Ruído.

Na atividade, também haverá espaço para o esclarecimento de dúvidas e os participantes farão uma criação conjunta de um mapa de luz em 3D. 

Serviço

Oficina de iluminação cênica. Dias 22, 23, 29 e 30 de julho e 5 e 6 de agosto, das 19h30 às 21h30. Inscrições pelo link https://www.sympla.com.br/oficina-online---iluminacao-cenica__901230