Banda rio-pretense Luigi e os Pirandellos faz a sua 1ª live

ROCK & AFINS

Banda rio-pretense Luigi e os Pirandellos faz a sua 1ª live

Criada a partir dos eventos do Ibilce/Unesp, banda de rock celebra seus 10 anos com show online neste sábado, 27


Banda Luigi e os Pirandellos celebra 
10 anos com live 
neste sábado, 27
Banda Luigi e os Pirandellos celebra 10 anos com live neste sábado, 27 - Ruy Barbosa Jr./Divulgação

Dos eventos do Ibilce/Unesp aos bares e festas de Rio Preto e região, a banda Luigi e os Pirandellos completa 10 anos de história em 2020. E a comemoração segue o protocolo da nova normalidade, com uma live a partir das 18h deste sábado, 27, transmitida pelo canal da banda no Youtube.

Além da paixão pelo rock e outras vertentes como a soul music e o blues, os atuais integrantes - assim como os outros que já passaram pela banda ao longo dessa década - têm em comum a formação acadêmica em Letras. Mas não foi apenas essa afinidade com a literatura que determinou o nome do grupo, criado pelo professor e pesquisador Álvaro Luiz Hattnher, em 2010, para uma apresentação nos tradicionais concertos de primavera da Unesp Rio Preto.

"A regente do coral queria uma banda que tocasse algumas músicas para o pessoal dançar. Um colega que fazia parte do coral me chamou, e convidei algumas pessoas para formar a banda, entre eles o professor Luís Totti, que tem o apelido de Luigi. Foi aí que fizemos o trocadilho com o Luigi Pirandello [dramaturgo, poeta e escritor italiano]", conta Hattnher, o único integrante da formação original que ainda permanece na banda rio-pretense. Ocupando o posto de contrabaixista, hoje ele forma a Luigi e os Pirandellos ao lado de Bruna Venâncio (vocal), Fernando Poiana (guitarra) e Alex Wolf (bateria).

O repertório da live deste sábado, 27, que terá duração de duas horas, revisita a primeira década de trajetória da banda, que começou fazendo covers dos Beatles e se debruçou por inúmeros nomes que marcaram a cena do rock entre os anos 1960 e 70. Entre as apresentações da atual formação da Luigi e os Pirandellos, Hattnher guarda com carinho na memória dois shows feitos no Sesc Rio Preto, um dedicado aos Rolling Stones e outro com canções que são referendadas no romance "Cidade em Chamas" (2015), do escritor norte-americano Garth Risk Hallberg.

O show online também será a oportunidade para divulgar a campanha de financiamento coletivo realizada pela Luigi e os Pirandellos, que, assim como outros artistas da música, está longe dos palcos nesse período de distanciamento social. Para colaborar, basta acessar o link https://apoia.se/luigieospirandellos.