Professor contará história de escola rio-pretense em livro

ESCOLA OSCAR DÓRIA

Professor contará história de escola rio-pretense em livro

Odair Salomão realiza campanha para viabilizar recursos para a publicação de 200 exemplares do livro 'Escola Oscar Dória em Ação'


O professor Odair Salomão está na reta final de 
sua pesquisa sobre a escola Oscar Dória
O professor Odair Salomão está na reta final de sua pesquisa sobre a escola Oscar Dória - Guilherme Baffi 24/6/2020

Dos 28 anos de profissão do professor de História e Filosofia Odair Salomão, 14 estão relacionados à Escola Estadual "Dr. Oscar de Barros Serra Dória", localizada no bairro Solo Sagrado, em Rio Preto. Desde o final de 2019, ele tem se dedicado à produção de um livro sobre a história da unidade de ensino.

"Como professor de História, senti a necessidade de escrever sobre a história da minha escola porque há poucos registros sobre ela. Comecei meu trabalho de pesquisa no final do ano passado, na formatura dos alunos de ensino médio. Desde então, já fiz várias entrevistas com estudantes, pais, professores, funcionários e pessoas ligadas à comunidade do Solo Sagrado", conta Salomão, que está realizando campanha para levantar recursos para a publicação de 200 exemplares de sua obra, cujo título provisório é "Escola Oscar Dória em Ação".

Em seu trabalho de campo, o professor também ouviu ex-alunos da Oscar Dória, que hoje atuam nas mais variadas profissões. "Tem cabeleireiro, advogado, músico... queria saber deles como era a sua visão sobre a escola na época em que estudavam e depois, quando ingressaram no mercado de trabalho. E muitos me disseram que poderiam ter aproveitado mais do ensino oferecido pela escola."

Atualmente, a Oscar Dória conta com turmas de ensino fundamental (6º ao 9º ano) e ensino médio (1º ao 3º colegial). No entanto, a escola já abrigou crianças nos anos 1980, época em que era a única unidade de ensino do Solo Sagrado. "Também quero falar sobre o bairro e sobre o patrono da escola, cujo centenário deu-se em 2017", acrescenta.

Com seu trabalho de pesquisa na reta final, Salomão precisa de R$ 2.400 para viabilizar 200 exemplares do livro, que serão distribuídos gratuitamente tanto na unidade de ensino como na comunidade do Solo Sagrado. "Também pretendo criar uma versão em e-book, para ampliar o acesso à história da Oscar Dória." Os interessados em colaborar podem entrar em contato com o professor pelo telefone (17) 99160-0975.