LIVE

'Papo Cultural' recebe o cantor Júlio Gomes

Live que será realizada nesta sexta, 22, às 16h30, ainda terá participação remota de Renan Chiaparini e Jef Telles


Cantor e compositor Júlio Gomes faz show online no 'Papo Cultural'
Cantor e compositor Júlio Gomes faz show online no 'Papo Cultural' - Divulgação

Natural de Penápolis, o cantor Júlio Gomes se apresenta na noite rio-pretense há pouco mais de três anos, com um repertório que explora, sobretudo, covers do rock. Agora, com o distanciamento social, ele está aproveitando a parada nos shows para organizar a sua produção autoral. E algumas de suas canções próprias serão apresentadas nesta sexta-feira, 22, às 16h30, no "Papo Cultural", série de lives que está sendo realizada pelo Diário da Região em sua página no Facebook.

O show online de Júlio Gomes é mais um fruto da parceria entre o Diário da Região e a Associação Musical Rio-pretense (Amurp), que realiza uma campanha de financiamento coletivo na plataforma Vakinha (http://vaka.me/1021800), para ajudar os músicos de Rio Preto e região, que estão impossibilitados de trabalhar durante a pandemia do novo coronavírus.

Entre as canções autorais de Júlio Gomes está "Longe de Mim", que foi apresentada, no ano passado, no 14º FEM – Festival Nacional de MPB de Rio Preto – "Vinícius Nucci Cucolicchio". "Estava na expectativa de participar novamente do festival neste ano, mas o evento foi cancelado. Tenho bastante material, e seria uma boa oportunidade para divulgá-lo", lamenta. "Estou planejando o lançamento virtual de um EP com minhas músicas", acrescenta.

Convidados remotos

O "Papo Cultural" desta sexta, 22, terá a participação remota de dois convidados: o poeta e músico Renan Chiaparini e o artista multimídia Jef Telles.

Autor do livro "1º Ato", lançado pela editora Modo, de Campo Grande (MS), em 2016, Renan Chiaparini também é cantor e compositor da banda Trovalírica, que já fez show no Sesc Rio Preto e participou de duas edições do FEM. Ele tem poesias publicadas em diversas revistas literárias do País, como "Mallamargens", "Cult" (UOL), "Amaitê" e "Apaloosa Books". Escreve para os blogs "Soul Santista" (Santos), sobre literatura e futebol, e "Brasil Drummond", com críticas de filmes e séries.

Fundador e mente criativa do Aprupamento Núcleo 2, Jef Telles vai compartilhar com os internautas uma amostra de "Jardins do Fotúreto", projeto contemplado pelo Programa de Ação Cultural (ProAC), da Secretaria Estadual de Cultura e Economia Criativa. Trata-se de uma instalação multimídia composta por videoartes, performances e fotografias modificadas digitalmente e acompanhadas de fones de ouvido com áudio binaural.

A ideia inicial era promover a instalação multimídia em cidades da região, no entanto, com a pandemia da Covid-19, o projeto foi ajustado para uma plataforma virtual. A estreia está programada para o mês de julho.