SÃO JOSÉ DO RIO PRETO | QUARTA-FEIRA, 18 DE MAIO DE 2022
ESCRITORES

Concursos literários abrem inscrições até fevereiro

Além de incentivar e fortalecer a literatura, os concursos têm grande impacto positivo para quem deseja seguir a carreira de escritor

Da Redação
Publicado em 20/01/2022 às 22:35Atualizado em 21/01/2022 às 09:01
Segundo Vani, os concursos são excelentes oportunidades para adquirir experiência e desenvolver de forma contínua as habilidades como autores (Pixabay/Banco de Imagens)

Segundo Vani, os concursos são excelentes oportunidades para adquirir experiência e desenvolver de forma contínua as habilidades como autores (Pixabay/Banco de Imagens)

O início de 2022 conta com pelo menos três concursos literários nacionais e internacionais, com inscrições até fevereiro, e que contemplam tanto os novos escritores como os assíduos ou que estão com projetos engavetados.

Além de incentivar e fortalecer a literatura, os concursos têm grande impacto positivo para quem deseja seguir a carreira de escritor. “Todo concurso tem uma perspectiva de avaliação, e só isso já torna a inscrição muito interessante, pois é uma chance de ter o trabalho analisado. Além do retorno que pode ser dado pela banca avaliadora, apontando melhorias possíveis no texto”, explica João Paulo Vani, presidente da Academia Brasileira de Escritores (Abresc).

Segundo Vani, os concursos são excelentes oportunidades para adquirir experiência e desenvolver de forma contínua as habilidades como autores. “Não é só questão de vencer. Alguns têm premiações e outros não, mas o simples fato de participar desse julgamento e ter essa análise já é muito positivo. Isso é motivo suficiente para participar”, destaca. “E a experiência pode ser usada, no futuro, para participar de outros projetos que garantem apoio de iniciativas de fomento cultural, a exemplo do Prêmio Nelson Seixas”, diz.

Internacional

A Câmara Municipal de São João da Madeira, em Portugal, realiza o “Prêmio Literário João da Silva Correia 2021”, nas modalidades prosa e poesia, distinguindo obras em língua portuguesa, inéditas e assinadas com pseudônimos. Os interessados têm até 31 de janeiro para apresentar os trabalhos originais, por meio de carta registrada com aviso de recepção. As obras serão avaliadas por um júri. Os nomes dos vencedores serão publicados no site www.cm.sjm.pt.

Literatura

Os interessados em participar da 19ª edição do Prêmio Sesc de Literatura têm até 11 de fevereiro para concluir o processo de inscrição, que é gratuito e online. O regulamento completo pode ser acessado pelo site www.sesc.com.br/premiosesc

Podem concorrer autores não publicados nas categorias romance e conto. O Prêmio Sesc avalia trabalhos com qualidade literária para edição e circulação nacional, e os vencedores terão suas obras publicadas e distribuídas pela editora Record, parceira do Sesc no projeto. A tiragem inicial será de 2,5 mil exemplares.

Multiverso Pulp

A terceira temporada do Multiverso Pulp está com inscrições abertas para contos repletos de magia e seres fantásticos em cenários urbanos e contemporâneos. Os contos vencedores farão parte do livro “Fantasia Urbana - Vol 7.” Os interessados têm até 28 de fevereiro para enviar o conto. De acordo com os organizadores, as histórias devem ser inéditas e com personagens que se rebelam contra sistemas de opressão. “Desejamos narrativas de ficção científica que representam cenários de privação, desespero e resistência”, informa o regulamento. (Colaborou Sérgio Torqueti)

Centenário de ‘Ulysses’ é um dos temas

A Embaixada da Irlanda no Brasil promove o concurso artístico “Ulysses 100 Pelos Olhos Brasileiros”, com inscrições até 31 de março. Serão selecionadas pinturas artísticas em muros, com o objetivo de homenagear os 100 anos da publicação do romance “Ulysses” – um clássico de James Joyce.

Qualquer aluno da Unesp (de todas as unidades e áreas do conhecimento) poderá participar deste concurso, de forma individual ou em grupo, com ilustrações que representem o capítulo 10 do livro, intitulado “Rochedos Errantes”. O trabalho vencedor vai figurar como pintura mural em sua instituição de origem, e também receberá premiação em dinheiro no valor de R$ 2, mil.

“É um desafio maravilhoso para os nossos alunos e será uma experiência extraordinária refletir a respeito de ‘Ulysses’ por esse projeto”, afirma Giséle Manganelli, professora do Departamento de Letras Modernas do Ibilce/Unesp.

A Unesp vai promover palestras com o intuito de orientar os interessados, falando sobre o livro e as técnicas de representações imagéticas de obras literárias. Mais informações podem ser obtidas através do site www.embaixada-irlanda.org.br, e também pelo e-mail ulysses100@unesp.br. (ST)

 
Grupo Diário da Região.© Copyright 2022É proibida a reprodução do conteúdo em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por