Diário da Região
DECOLAGEM AUTORIZADA

Aeroporto de Rio Preto supera Ribeirão em número de passageiros

Pós-pandemia de coronavírus, Aeroporto de Rio Preto ultrapassou o de cidades maiores, como Ribeirão Preto e Londrina, em número de passageiros; média atual é de 59,3 mil viajantes por mês

por Marco Antonio dos Santos
Publicado em 24/10/2023 às 21:30Atualizado em 25/10/2023 às 09:48
Público à espera de pouso no aeroporto de Rio Preto: movimento vem aumentando (Guilherme Baffi 24/10/2023)
Galeria
Público à espera de pouso no aeroporto de Rio Preto: movimento vem aumentando (Guilherme Baffi 24/10/2023)
Ouvir matéria

Após queda drástica em 2020 provocada pela pandemia de coronavírus, o número de passageiros no Aeroporto Professor Eribelto Manoel Reino, de Rio Preto, vem em constante crescimento e ultrapassou o registrado em aeroportos de cidades maiores, como Ribeirão Preto e Londrina (PR). Os dados são do relatório de demanda e oferta da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

Receba notícias do Diário no seu e-mail: cadastre-se aqui

Em 2019, de janeiro a setembro, Rio Preto teve 567.972 passageiros. Em 2020, em todo o ano, foram 289.844 viajantes. Neste ano, o acumulado já está em 534.096 – contra 451.853 de Ribeirão Preto, cidade com 698.259 habitantes, e 528.172 de Londrina, que tem 555.937 moradores. Na comparação com 2020, Rio Preto teve crescimento de 84,27%.

Além disso, a média mensal registrada neste ano supera em cerca de 10% o volume de passageiros atendidos por mês em 2022, segundo a concessionária do aeroporto de Rio Preto, a empresa Aeroportos Paulistas (ASP).

“O aumento da oferta de voos e, consequentemente, da movimentação de passageiros como um reflexo da retomada das atividades econômicas no pós-pandemia e as expectativas continuam sendo positivas”, informou a concessionária em nota.

Com as pesquisas que a concessionária conduziu junto aos clientes, foi possível identificar destinos hoje não atendidos, mas com potencial para uma operação regular. “Dentre eles, Cuiabá (MT), Rio de Janeiro (RJ) e Brasília (DF). Isso permite direcionar os trabalhos junto às operadoras aéreas no sentido de oferecer novas e sustentáveis opções de voo”, completa a empresa.

Em 2020, Rio Preto ocupava a 36ª posição no ranking de aeroportos com mais pessoas transportadas. Neste ano, a cidade está na 30ª, à frente de duas capitais (Porto Velho, em Rondônia, e Macapá, no Amapá).

Na quantidade de pousos e decolagens, Ribeirão Preto ainda continua na frente de Rio Preto. Em nove meses deste ano, foram 7.253 voos em Ribeirão contra 6.434 de Rio Preto.

Passageiros

Coisa mais fácil é encontrar no aeroporto pessoas à espera de voo ou no desembarque, como o casal Guilherme Garcia Gonçalves, 28 anos, e Leticia Jacob de Lima, 25, de Rio Preto. “Está aumentando o público aqui porque o pessoal está gostando de viajar mais. Além disso, aqui deu uma melhorada após a reforma. Por ser do interior, uma cidade de quase 500 mil habitantes, o aeroporto é muito bom”, diz Guilherme.

A barretense Isabel Cristina Dias, 55 anos, esperava o embarque da tia Georgette Amorim Barbary, 83 anos. “Como cresceu o número de passageiros aqui em Rio Preto. Venho sempre aqui porque gosto muito de viajar. Hoje vim para acompanhar minha tia”, diz a mulher.

O aumento de embarque de passageiros também resulta em aumento de vendas para os lojistas do aeroporto, como Leonardo Silva, 21 anos. “Como a quantidade de voos triplicou nos últimos anos no aeroporto, isso ajudou muito a gente nas vendas. Só torcida para melhorar”.

Clique aqui para ver a quantidade de passageiros de cada cidade

Malha aérea melhor

Quem ajuda a movimentar todos os dias o aeroporto de Rio Preto são as agências de viagens da cidade ou de municípios próximos.

“SJP (sigla do aeroporto de Rio Preto) é o mais próximo de Barretos, facilita bastante para nós e a malha aérea está melhor que Ribeirão. Especialmente nos meses de dezembro e janeiro, que são colocados voos extras para vários destinos no Nordeste, como João Pessoa (PA), Salvador (BA) e Fortaleza (CE). Temos mais opções e conseguimos atender melhor nossos clientes”, diz Wellington Neves, agente de turismo da Belle Tur, de Barretos.

Bianca Pietro, da empresa Egali Intercâmbio, dá outra importante motivação para a multiplicação de passageiros no aeroporto de Rio Preto. “Mesmo para os nossos clientes que vão embarcar para viagens internacionais, com partida do Aeroporto de Guarulhos, é melhor chegar na Grande São Paulo de avião, porque o preço das passagens tem compensado mais do que ir de ônibus, que é mais demorado e nem sempre é confortável”, diz. (MAS)