Dezembro e janeiro são meses de festas: além das datas comemorativas, tem as formaturas e colações de grau que são realizadas para celebrar o fim de um ciclo na vida dos estudantes, sejam formandos universitários, do ensino médio, do fundamental e até mesmo da educação infantil. O atípico ano de pandemia, no entanto, trouxe a necessidade de evitar aglomerações, palavra que resume os eventos de formatura, já que é o momento de se despedir dos amigos para iniciar uma nova fase, geralmente com muitos abraços.
Enzo Cesare de Souza Doneli, 17 anos, estudante de um colégio privado de Rio Preto, participou da colação de grau com sua turma de 25 alunos. "Decidimos não fazer a festa de formatura, apenas a colação. Foi como nos anos passados, porém com todas as medidas de segurança, como o uso da máscara e a necessidade do distanciamento", explica.
O jovem ainda conta que o evento foi uma oportunidade para rever os amigos depois de meses com as aulas remotas, mantendo contato apenas pelo mundo virtual. "Fazia um bom tempo que não via muitos de meus amigos, foi muito bom poder vê-los novamente."
A maioria das universidades de Rio Preto ainda não tomou uma decisão final sobre como vão acontecer as colações de grau. No Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas (Ibilce), campus da Universidade Estadual Paulista (Unesp) em Rio Preto, a indicação atual, porém não definitiva, é que a colação de grau aconteça de forma remota. A decisão do formato dependerá do desenvolvimento do cenário epidemiológico até março do próximo ano, quando se encerra o ano letivo dos cursos da universidade.
A Universidade Paulista (Unip) e a União das Faculdades dos Grandes Lagos (Unilago) também não definiram ainda como serão realizados os eventos de colação de grau. Já o Centro Universitário de Rio Preto (Unirp) optou por aguardar a liberação das autoridades governamentais para realizar o evento no formato presencial e em segurança.
A colação de grau da Faculdade de Tecnologia de Rio Preto (Fatec) será realizada online, pelo Microsoft Teams, e transmitida pelo canal do YouTube aos amigos e familiares dos alunos. A previsão é para que aconteça no mês de fevereiro ou março de 2021.
Na Faceres, o evento foi realizado em novembro, presencialmente, apenas para os formandos e pais, com todas as medidas de segurança e distanciamento social. A turma de medicina, composta por 60 alunos, foi dividida em dez grupos. Também foi feita a transmissão ao vivo, através de plataforma digital, de toda a cerimônia para que familiares, amigos e professores pudessem assistir.
A Faculdade de Medicina de Rio Preto (Famerp) realizou as colações de grau dos cursos de medicina e enfermagem nos dias 11 e 18 de dezembro, respectivamente. Os dois eventos foram promovidos no amplo espaço do Centro de Convenções da faculdade, somente com a participação dos alunos e da comissão organizadora. O distanciamento social e todas as normas de segurança foram respeitados.
"A Famerp entende a necessidade da colação de grau. É a realização dos sonhos de nossos alunos, por isso realizamos os eventos separados por curso e respeitando todas as normas de segurança. Os pais e familiares entenderam e apoiaram nossa preocupação", disse Dulcimar Donizeti de Souza, diretor geral da Famerp.
Ensino médio
Escolas estaduais da região fizeram atividades para comemorar a passagem de ano dos alunos. As unidades fizeram confraternizações online com os alunos e professores e "drive thru" para entrega de diplomas.
Em José Bonifácio, a escola José Antônio de Mendonça (JAM) realizou uma homenagem aos alunos que estão passando do 5º para o 6º ano do ensino fundamental, por meio de um drive thru diferente: os alunos entravam caminhando, tiravam fotos no painel que a escola montou e recebiam seu Certificado de Conclusão do Anos Iniciais.
"Ano que vem eles não estarão mais com a gente. Não poderíamos deixar essa data passar em branco, nem para eles, nem para nós", afirma Luciane Dalbello Perle, que também contou com o auxílio da coordenadora Carina Rodrigues e a equipe gestora da unidade para a realização do drive thru.
Luciane diz que a escola não mediu esforços para a busca ativa dos alunos durante o período de aulas online. "Alguns professores, voluntariamente, realizaram entrega de materiais nas residência dos alunos, principalmente para aqueles que não tinham tecnologia para o ensino remoto. E a escola disponibilizou horários de plantão para o atendimento dos alunos com dificuldade, seguindo todos os protocolos de segurança", afirma.
A escola estadual Professora Yvete Gabriel Atique, em Rio Preto, realizou um drive thru para entregar diplomas simbólicos e comemorar a passagem dos alunos do 9º ano do ensino fundamental para a 1ª série do ensino médio.
Já na escola estadual Professor Jamil Khauan, também em Rio Preto, foi feita uma confraternização virtual com direito a discurso dos representantes de salas e paraninfos, que culminou em um reencontro virtual para a equipe gestora, corpo docente, alunos e familiares.
(Colaboraram Ingrid Bicker e Bruno Ferro)