Importância de estar em movimento

A atividade física é benéfica enquanto ela é praticada. Quando alguém cessa a prática, os benefícios desaparecem em prazo relativamente curto, dizem especialistas. Como é uma prática de longo prazo, os exercícios devem ser vistos como um hábito a ser incorporado definitivamente em nossas vidas, não uma obrigação. Há muitas opções diferentes de atividade física que podem ser realizadas para satisfazer diferentes preferências.

Para o professor do Departamento de Educação Física da Unesp Rio Claro, Eduardo Kokubun, a dica é experimentar diferentes possibilidades e eleger aquelas que mais se ajustam aos seus gostos e possibilidades. "Na pandemia surgiram muitas lives, aplicativos, sites, perfis com diferentes conteúdos. Eles podem ajudar as pessoas a estabelecerem uma rotina e metas de atividade física", diz.

Também é possível fazer exercícios sem sair de casa, escolhendo atividades com as quais a pessoa esteja habituada. Se possível, com alguma orientação profissional que permita escolhas mais adequadas.

Planejar o momento para fazer atividade física também é um fator importante, diz o pesquisador. "Escolher dias da semana e horários e tornar isso um compromisso facilita a trajetória para se tornar e se manter ativo. Metas para a atividade física também é importante", pontua Kokubun.

Estipular uma meta semanal e ir acompanhando o progresso pode fazer a experiência ser mais agradável. E não é preciso muito, 30 minutos de atividade física todos os dias ou 60 minutos duas ou três vezes por semana. "Anotar o progresso em papel ou utilizar um aplicativo para monitorar esse progresso é interessante", finaliza. (FN)