Após novembro 'seco', Rio Preto volta a ter alto volume de chuva
Em novembro, quantidade de chuva ficou abaixo da média mensal; previsão aponta para mais chuvas até o fim de semana

Após um mês de novembro "seco", com quantidade de chuvas abaixo da média, Rio Preto terá um mês de dezembro chuvoso - como esta semana já mostra. A chuva deve persistir pelos próximos dias na região de Rio Preto, com exceção de quinta-feira, quando o sol vai abrir em meio a poucas nuvens.
Nesta quarta-feira, 10, o dia vai contar com uma maior estabilidade, com apenas pancadas isoladas e temperaturas mínimas de 21° e máximas de 27°. A partir de sexta-feira, 12, até domingo, 14, o tempo instável deve voltar, porém com temperatura amena, com máxima de 31° e mínima de 21°.
Segundo o site Climatempo, o ciclone que está afetando a região Sul do País vai avançar em direção ao oceano sem causar maiores impactos na região, com índice de chuva de acúmulo médio.
A Defesa Civil do Estado emitiu alerta para risco de rajadas de vento de até 90 km/h em algumas regiões. Em Rio Preto, o risco é médio.
A partir de quinta-feira, 11, o ciclone começa a se afastar e o risco de temporais diminui bastante. Mesmo assim, ainda pode haver rajadas de vento isoladas em regiões como Campinas, Região Metropolitana de São Paulo, Baixada Santista e Vale do Paraíba.
Novembro seco
Segundo o Índive Pluviométrico do Semae, Rio Preto registrou 134 milímetros (mm) de chuva em novembro deste ano - bem menos do que o registrado no mesmo período do ano passado e também abaixo da média para o mês, que é 166,1 mm.
Nesta terça, 9, até o período da manhã, já tinha chovido 42 milímetros.
Retorno
Segundo o Semae, o registro de chuva nos últimos dias sinaliza o início do período chuvoso e contribui para o reforço natural dos mananciais que abastecem a cidade.
"O Semae reforça que, mesmo com a volta das chuvas, o uso consciente da água continua sendo fundamental. A colaboração da população permanece indispensável para garantir a segurança hídrica e o abastecimento regular em toda a cidade", afirmou.
*Estagiária sob supervisão de Bruno Ferro