Pedágio free flow entra em operação em Taiúva
Praça de pedágio foi substituída por um pórtico de cobrança automática, ou seja, não é mais necessário parar para pagar, a cobrança ocorrerá de forma automática

A concessionária Ecovias Noroeste Paulista iniciou nesta segunda-feira, 1º, a operação do pedágio free flow na rodovia Brigadeiro Faria Lima (SP-326), no quilômetro 357, em Taiúva. A praça de pedágio foi substituída por um pórtico de cobrança automática. Ou seja, não é mais necessário parar para pagar, a cobrança ocorrerá de forma automática.
Segundo o governo do Estado, a região da SP-326 é estratégica para o escoamento da produção agrícola, especialmente soja e milho vindos do Centro-Oeste brasileiro, com destino ao Porto de Santos. Entre as cidades atendidas estão Matão, Jaboticabal, Taiúva, Bebedouro e Barretos.
A implantação dos pórticos do Siga Fácil faz parte do processo de modernização das rodovias da concessão Ecovias Noroeste Paulista ao longo dos próximos 30 anos, com investimentos de R$ 11,9 bilhões. Os investimentos incluem ampliação de vias, serviço de atendimento ao usuário com câmeras que identificam incidentes e viaturas de socorro mecânico.
Siga Fácil
Siga Fácil é o sistema do Governo de São Paulo que substitui as praças de pedágio por pórticos eletrônicos inteligentes, identificando veículos por placas ou tags, tornando o processo mais rápido e eficiente.
Supervisionado pela Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp), ele elimina filas, reduz acidentes e poluentes e, nas concessões firmadas a partir de 2024, cobra proporcionalmente ao trecho percorrido.
O sistema será implantado gradualmente nos projetos de concessão mais recentes, como o Novo Litoral Paulista, Nova Raposo e Rota Sorocabana, além dos contratos já existentes.
O site sigafacil.sp.gov.br traz mapa de pórticos, formas de pagamento e canais de atendimento.