Diário da Região
OPORTUNIDADE

Instituto Federal tem 480 vagas na região de Rio Preto

Inscrições vão até o dia 18 de fevereiro e devem ser feitas pela internet

por Rodrigo Lima
Publicado em 04/01/2022 às 22:07Atualizado em 05/01/2022 às 08:17
Vista aérea do prédio do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) em Rio Preto (Guilherme Baffi 6/1/2021))
Galeria
Vista aérea do prédio do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) em Rio Preto (Guilherme Baffi 6/1/2021))
Ouvir matéria

O Instituto Federal de São Paulo (IFSP) está com 480 vagas na região de Rio Preto nas unidades de Barretos, Catanduva e Votuporanga. As inscrições vão até o dia 18 de fevereiro. Não haverá cobrança de taxa de inscrição.

De acordo com o instituto, as notas obtidas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) nos anos de 2017, 2018, 2019, 2020 ou 2021 serão utilizadas como critério de seleção dos candidatos, que não podem ter sido eliminados em alguma das provas ou obtido nota zero na redação.

Em Catanduva serão disponibilizadas 40 vagas para o curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (noturno), outras 40 vagas para o curso de Engenharia de Controle e Automação (integral) e mais 40 vagas para Licenciatura em Química (noturno).

Em Barretos, serão 40 vagas para Agronomia (manhã), 40 vagas para Licenciatura em Ciências Biológicas (manhã), 40 vagas para Licenciatura em Química (noturno), 40 vagas em Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (noturno) e outras 40 vagas para Tecnologia em Gestão de Turismo (noturno).
Já em Votuporanga serão 40 vagas para Engenharia Elétrica (integral), 40 vagas para Engenharia Civil (integral), 40 vagas para Bacharelado em Sistemas de Informação (manhã) e 40 vagas para Licenciatura em Física (noturno).

O Instituto oferece vagas ainda nos campus de Araraquara, Avaré, Birigui, Boituva, Bragança Paulista, Campinas, Campos do Jordão, Capivari, Caraguatatuba, Cubatão, Guarulhos, Hortolândia, Itapetininga, Itaquaquecetuba, Jacareí, Matão, Piracicaba, Pirituba, Presidente Epitácio, Registro, Salto, São Carlos, São João da Boa Vista, São José dos Campos, São Paulo, São Roque, Sertãozinho, Sorocaba e Suzano.

“O IFSP mantém a política de ações afirmativas na distribuição de vagas do seu processo seletivo. Dessa forma, 50% das vagas de cada curso são reservadas apenas a candidatos que estudaram o ensino médio integralmente em instituições públicas de ensino brasileiras. Também há reserva de vagas para candidatos de baixa renda, negros, pardos, indígenas e pessoas com deficiência", consta em nota.

As informações sobre o processo seletivo para cursos superiores devem ser consultadas no Edital n.º 498/2021. Em caso de dúvidas, o candidato deve enviar e-mail para [email protected]. Mais informações em ifsp.edu.br/vestibularem2022.

Instituto Federal

Vagas na região

  • Barretos: 200
  • Agronomia: 40 vagas, matutino
  • Análise e desenvolvimento de sistemas: 40 vagas, noturno
  • Ciências biológicas: 40 vagas, matutino
  • Gestão de Turismo: 40 vagas, noturno
  • Química: 40 vagas, noturno

Catanduva: 120

  • Análise e desenvolvimento de sistemas: 40 vagas, noturno
  • Engenharia de Controle e Automação: 40 vagas, integral
  • Química: 40 vagas, noturno

Votuporanga: 160

  • Engenharia elétrica: 40 vagas, integral
  • Engenharia civil: 40 vagas, integral
  • Sistemas de informação: 40 vagas, matutino
  • Física: 40 vagas, noturno

Fonte: Instituto Federal

Indefinição na unidade de Rio Preto

O campus do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) em Rio Preto foi inaugurado em agosto do ano passado, em evento que contou com a participação do ministro da Educação, Milton Ribeiro. A unidade, no entanto, ainda não definiu quando receberá alunos de maneira presencial para cursos superiores. O IFSP local funciona no antigo prédio do antigo Cefam. A reforma custou cerca de R$ 10 milhões.

Enquanto isso, o local vai receber curso para funcionários da Educação. Servidores da pasta poderão se inscrever para 100 vagas até o dia 12. Serão oferecidos cursos técnicos de gestão escolar, alimentação escolar, multimeios didáticos e infraestrutura escolar.

De acordo com os critérios definidos pelo instituto, poderão participar os funcionários que concluíram o ensino médio, além de estar ocupando alguma função administrativa em escolas das redes federal, estadual ou municipal. “Para esta modalidade, há previsão de encontros presenciais”, consta em nota.

De acordo com o IFSP, que fez parceria com a Prefeitura, a seleção dos candidatos será feita por sorteio eletrônico no dia 17 de janeiro.
Todas as informações sobre a seleção estão disponíveis no edital, que está disponível neste endereço: https://www.ifsp.edu.br/images/2021/12_Dezembro/Edital_Profuncionrio_20221.pdf. (RL)