Organize sua rotina de estudos

Organize sua rotina de estudos


A coordenadora dos cursinhos comunitários do Ibilce, a professora universitária Luciana Nogueira da Cruz, orienta que é importante para os alunos que estão tendo aulas remotas estabelecerem uma rotina de estudos como se estivessem frequentado a sala de aula. "Escolha um lugar da casa para ser o seu cantinho de estudos; defina o período em que consegue se concentrar melhor, desative as redes sociais ou desligue o celular no período que estiver estudando para que não haja distrações", afirma.

Doutora em Educação, a docente afirma que é necessário organizar os conteúdos a serem estudados por etapas e por temas. "Estude o mesmo assunto entre 40 e 60 minutos e depois faça intervalos de 15 ou 20 minutos para descansar e depois estude outro assunto. Antes de dormir troque as redes sociais por um bom livro impresso, pois ajudará a relaxar e a dormir melhor" afirma.

É imprescindível é ter boas noites de sono, que ajudam a diminuir a ansiedade e aumentar a concentração e a compreensão dos conteúdos. "Outra dica é dialogar com pessoas de confiança sobre seus sentimentos e pensamentos, pois todos estamos passando por um período de incertezas, consequentemente sentimos muita angústia e ansiedade porque estamos num processo de adaptação a esse novo jeito de conviver", finaliza.