Ação voluntária ajuda estudantes negros a pagar a taxa de inscrição do Enem

EXAME NACIONAL

Ação voluntária ajuda estudantes negros a pagar a taxa de inscrição do Enem

A iniciativa tem o objetivo de ajudar estudantes negros em situação de vulnerabilidade socioeconômica


Alunos devem estar atentos em relação ao prazo para pagar a inscrição, que termina nesta quarta-feira, 10
Alunos devem estar atentos em relação ao prazo para pagar a inscrição, que termina nesta quarta-feira, 10 - Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Uma iniciativa criada na internet vai pagar inscrições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de pessoas negras em situações de vulnerabilidade socioeconômica, que não conseguiram quitar suas inscrições. A ação, denominada "Pretos no Enem", foi criada por um grupo de voluntários.

De acordo com o MEC, estima-se que 300 mil alunos não conseguirão pagar a taxa de inscrição de R$ 85, que deve ser paga até esta quarta-feira, 10. No entanto, a ação online já conta com 25 mil voluntários, que se disponibilizaram a custear as inscrições. Até o momento, a iniciativa já recebeu 300 pedidos de estudantes que querem ter a taxa quitada por um voluntário.

O Enem oferece isenção da taxa de inscrição para quem não pode pagar, no entanto, o prazo para fazer o pedido terminou no dia 1º de maio. A ação voluntária, portanto, visa pagar as taxas daqueles que não conseguiram o benefício.

Os voluntários devem acessar o site (pretosnoenem.com.br) e preencher o formulário respondendo as duas perguntas sobre quantos boletos deseja pagar e um meio para entrar em contato. Após isso, é enviado o boleto para quem se dispôs a colaborar. Efetuado o pagamento, o site encaminha o comprovante para o estudante beneficiado.

Cerca de 60 voluntários que estão organizando a ação. Luan Alencar é um deles. Ele explica que o único critério é a "confiança mútua". "Não há transferência de dinheiro, taxa ou qualquer movimentação financeira. O que existe é a emissão do boleto de inscrição do Enem, que checamos a autenticidade e pagamos esse boleto", explica.

Diante da possibilidade de fraude, a ação orienta para os voluntários que tenham cautela e confirmem os dados dos boletos.

Preciso de ajuda para pagar o meu boleto do Enem. Como entro em contato?

1- Mandar uma mensagem através do Instagram para o perfil @pretosnoenem
2- Já enviado o boleto, a ação voluntária entrará em contato com algum dos voluntários para quitar a sua inscrição, logo depois será enviado para você o comprovante de pagamento.

Quero ser um voluntário. Como ajudar?
1- Os voluntários precisam preencher o formulário clicando aqui e indicar quantos boletos poderão pagar;
2- Preenchido o formulário, os nomes serão colocados em uma planilha, com a qual é feito o controle de quantas inscrições estão para serem pagas;
3- Quando é enviado o boleto solicitando o pagamento, a ação voluntária olha na planilha e escolhe o nome de um voluntário. Após a escolha, é enviado o boleto para o voluntário que, após efetuar o pagamento, deve encaminhar o comprovante à organização.