Começa nesta quinta-feira, 1º de abril, a vacinação contra o coronavírus em moradores com 68 anos. Como a estimativa do público-alvo é de 3.650 pessoas, a expectativa da Secretaria Municipal de Saúde é imunizar todos em um único dia. Inicialmente, a vacinação deste grupo estava prevista para segunda, 5, mas foi antecipada com a chegada de doses.
Para a vacinação, vai ser mantida a estrutura de dois sistemas de drive-thru - no Recinto de Exposição e na Swift -, com atendimento das 8h às 17h, e mais quatro mini drives, montados nos postos de saúde do Caic, Cidade Jardim, Lealdade e distrito de Engenheiro de Shcmitt, com atendimento das 8h às 14h. Também serão aplicadas doses em outros 12 pontos.
A Guarda Civil Municipal (GCM) vai estar nas imediações dos postos de vacinação do Recinto e da Swift para controlar o trânsito de veículo. Será instalada sinalização para orientar os condutores dos veículos qual caminho para chegar até o posto de vacinação.
Para ser vacinado, é necessário apresentar documento de identidade com foto e o CPF.
A gerente de imunização, Michela Barcelos, afirma que não há necessidade de ir todo mundo no período da manhã com medo de esgotamento das doses. "A gente já tem estoque com todas as vacinas para serem aplicadas para as pessoas de 68 anos. Não precisam se preocupar. Se perceberem que a fila é muito grande, pode vir mais tarde que estaremos prontos para vacinar", explica.
Para agilizar o atendimento, Michela recomenda aos idosos que já façam em casa o cadastro com dados pessoais no site Vacinajá (vacinaja.sp.gov.br.) para que o atendimento seja mais rápido. A recomendação é vir no máximo com um acompanhante no veículo.
Quem vai fazer contagem regressiva para ser vacinado é o corredor amador de rua Antonio Nascimento, de 68 anos, morador do bairro Redentora. "Eu estava muito ansioso para chegar a minha vez. Fui pego de surpresa. Eu vou me vacinar onde for mais perto de casa e mais rápido", diz o morador.
A gerente de vacinação esclarece que, caso alguém não consiga ir até os pontos de vacinação nesta quinta-feira, poderá ir na segunda-feira, 5, ou em outra data.
Também na segunda começa o processo de aplicação da segunda dose de imunizante para as pessoas de 75 e 76 anos. "Importante avisar que não é para as pessoas deste grupo irem para os postos de vacinação na quinta-feira, com intenção de antecipar o processo. Não façam isso. Vão no dia que está marcado", diz Michela.
A Secretaria de Saúde informou que o governo do Estado entregou na quarta-feira, 31, novas doses da vacina Coronavac ao município. Em Rio Preto, foram distribuídos 5.120 imunizantes para a vacinação de segunda dose dos idosos de 75 anos e 3.650 para a primeira dose dos idosos de 68 anos.
Doses remanescentes
A Secretaria de Saúde abriu nesta semana o cadastro para os idosos, a partir de 60 anos, que ainda não estão contemplados na campanha de vacinação contra Covid. O objetivo é evitar o desperdício de doses, já que cada frasco, tanto de Coronavac quanto de Oxford/AstraZeneca, possui dez doses com validade de oito horas.
De acordo com a Secretaria de Saúde, até as 16h desta terça-feira, 30, havia 9.194 idosos cadastrados. Não havia informação sobre quantos deles haviam sido convocados. A prioridade de chamada é pelos mais velhos, mas não há garantia de que as pessoas serão convocadas. O cadastro pode ser feito em https://www.riopreto.sp.gov.br/cadastrovacina/form_tb_pessoa_public/
Charrete
Um idoso de 72 anos foi de charrete se vacinar contra a Covid-19 na manhã desta quarta-feira, 31, no drive-thru de vacinação de Catanduva. A cena chamou atenção de quem estava na fila aguardando para ser imunizado.
O aposentado Jair Pinhatti aguardou por aproximadamente uma hora na fila de carros para ser imunizado. O idoso recebeu a primeira dose do imunizante contra a Covid-19.
Segundo a Prefeitura de Catanduva, a vacinação está sendo realizada em quatro pontos da cidade: Secretaria Municipal de Saúde, Centro Dia do Idoso, Cras Bom Pastor e no drive-thru do Parque do Aeroporto, onde Jair recebeu a primeira dose da vacina contra o coronavírus.
(Colaboraram Millena Grigoleti e Rone Carvalho)