Pelo segundo ano consecutivo, a pandemia do coronavírus obrigou a Igreja Católica a celebrar a Semana Santa sem presença dos fiéis. O bispo da Diocese de Rio Preto, Tomé Ferreira da Silva, optou por transferir a missa de Benção dos Santos Óleos, da Catedral de São José para a Igreja de Bom Jesus em Potirendaba. A celebração será nesta quarta-feira, 31.
Nesta missa são abençoados pelo bispo os óleos que são usadas na cerimônias de batismo, crisma e unção dos enfermos. É necessária a presença de todos os padres para que levem os frascos com os óleos ungidos para cada uma das paróquias da Diocese.
A reportagem apurou com sacerdotes que a cerimônia, que é sempre celebrada na Catedral de Rio Preto, foi para Potirendaba para evitar o risco dos padres serem multados pela Vigilância Sanitária a caminho do celebração, já que Rio Preto está em lockdown até esta quarta. Em Potirendaba, que está na fase emergencial do Plano São Paulo, a celebração também não vai ter público.
Durante a semana, os padres receberam a seguinte mensagem: "O padre cerimoniário do solo diocesano solicita aos reverendíssimos senhores Padres e Diáconos de nossa Diocese que, por gentileza, confirmem a presença na Missa do Crisma (Santos Óleos) no Bispado, horário comercial".
No ano passado, a bênção dos Santos Óleos foi realizada fora da Semana Santa, no dia 14 de agosto, quando tinha ocorrido uma flexibilização da quarentena, que permitiu a presença dos padres.
Procurados para falar sobre a mudança de local da missa, o bispo não se pronunciou. O padre Júlio César Sanches Lázaro, chanceler do Bispado, disse que não sabia "responder a essa questão".
Semana Santa online
Os padres da paróquias de Rio Preto estão recorrendo às redes sociais, como Facebook, Instagram e YouTube, para transmitirem as celebrações da Semana Santa.
Com receio de serem multados, a maioria dos sacerdotes tem optado por fazer tudo sozinho, desde a operação do celular para transmissão, os cantos e as leituras das celebrações, sem poder contar com ajuda das equipes de liturgia.
À frente da paróquia Menino Jesus de Praga, o padre Silvio Roberto dos Santos lamenta não ter a igreja cheia para celebrações da Semana Santa. "A Páscoa é o momento mais importante de nossa liturgia. É quando celebramos a ressurreição de Cristo. Como vivemos em tempos de pandemia, faremos tudo por meio de transmissão online pelas redes sociais da paróquia, mas com certeza não é a mesma coisa", lamenta o sacerdote.
Principalmente por meio das páginas oficiais das paróquias no Facebook, os padres anunciam as datas das transmissões para serem acompanhadas pelos fiéis.
Para ter um pouco de interatividade, os padres leem ao vivo os pedidos de intenção de missa enviados pelos fiéis durante as transmissões.
Com receio de que os fiéis se distraiam durante as transmissões assistidas principalmente pelas telas de celulares e computadores, o padre Tiago Henrique da Silva Medeiros instruiu os fiéis da paróquia Santo Antônio de Pádua a prepararem o espaço em casa, durante a celebração.
"Durante as missas, a gente pede para que as pessoas preparem uma mesa com uma toalha, coloquem sobre ela o aparelho em que vão assistir a celebração. Tem que desligar a televisão e o WhatsApp para evitar as distrações. É preciso separar este momento para orar", diz o padre.
Para a missa da Quinta-Feira Santa, quando ocorre a cerimônia de Lava Pés, que relembra quando Jesus lavou os pés dos 12 apóstolos, o padre recomenda aos fiéis colocarem um jarro de água sobre a mesa, de forma simbólica.
Além das redes sociais, os fiéis que não têm acesso a internet podem acompanhar as missas transmitidas pelos canais abertos católicos, como Rede Vida, Canção Nova e TV Pai Eterno
Proibição
Por meio de nota, a Secretaria Municipal de Saúde informou que, por ora, permanecem proibidas as missas presenciais.
"Não há mudança em relação às atividades religiosas. O decreto municipal nº 18.861, que estabeleceu as restrições durante o lockdown em São José do Rio Preto, proíbe a realização de cultos ou missas religiosas presenciais bem como aglomeração", conclui a nota.