Pelo menos cinco cidades da região de Rio Preto voltaram a receber alunos presencialmente nas escolas municipais nessa segunda-feira, 22. Em todas, as aulas presenciais voltaram com 35% de alunos por dia, como prevê o plano São Paulo.
Em Ibirá, aproximadamente 400 alunos retornaram às aulas presenciais de forma gradativa e escalonada nessa segunda-feira. Na cidade, também foi realizado o acolhimento dos pais para explicar sobre os protocolos sanitários nas escolas municipais.
Outras cidades que também voltaram com aulas presenciais na rede municipal nessa segunda-feira foram Olímpia, Tabapuã, José Bonifácio e Potirendaba.
No retorno presencial, além de medição de temperatura na entrada, os estudantes também precisavam desinfectar os sapatos e respeitar o distanciamento mínimo de um metro e meio nas salas de aula.
Em todas as cidades que já voltaram com aulas na rede municipal, que atende prioritariamente alunos do ensino infantil e dos anos iniciais do fundamental (1° ao 5°), as turmas foram divididas em três grupos e o retorno presencial acontece de forma optativa. Ou seja, o pai pode decidir se manda ou não o filho para a escola.
Em Rio Preto, o retorno presencial na rede municipal segue com data indefinida e a Secretaria da Educação promete divulgar nos próximos dias a data do retorno presencial nas 149 escolas municipais.