Em janeiro, o número de mortes no trânsito voltou a crescer na região de Rio Preto. É o que aponta dados Sistema de Informações Gerenciais de Acidentes de Trânsito do estado de São Paulo. Foram 16 mortes em janeiro deste ano, contra 13 do ano passado. Somente em Rio Preto, foram quatro mortes no trânsito em janeiro 2021, contra duas do mesmo mês em 2020.
Uma das vítimas do trânsito regional neste ano é a estudante universitária Keysan Vello, de 19 anos, que morreu em um acidente na noite do último sábado, 20, na estrada vicinal Italo Biani. O acidente aconteceu no trecho da rodovia entre Santa Albertina e Santa Rita d'Oeste.
Segundo informações da Polícia Militar, a estudante estava na garupa de uma moto quando um adolescente, que conduzia a motocicleta, perdeu o controle da direção.
Com o impacto da queda, ela foi arremessada da moto e morreu no local. O condutor da moto foi encaminhado pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) para o Hospital de Santa Albertina, mas seu estado de saúde não foi informado até o fechamento da reportagem.
O corpo de Keysan Vello foi sepultado na tarde de domingo, 21, no Cemitério Municipal de Santa Albertina. Amigos e familiares lamentaram a morte da jovem.
Mortes de jovens, como Keysan, lideram as estatísticas de óbitos no trânsito da região de Rio Preto. Dados do Infosiga, apontam que das 266 pessoas que perderam a vida no trânsito, de janeiro a dezembro do ano passado, nas vias urbanas e rurais da região, 29% delas tinham entre 18 e 34 anos.
No passado, o número de mortes no trânsito registrou queda nos primeiros meses de quarentena, devido aos decretos que obrigavam as pessoas a transitarem menos. Contudo, houve uma mudança de comportamento dos acidentes, com o aumento do número de motociclistas que trabalhavam com delivery vitimados nas ruas e avenidas das grandes cidades.
Com a volta da circulação de pessoas de forma mais intensa, no segundo semestre de 2020, os acidentes de trânsito voltaram a subir no estado de São Paulo. Para se ter uma ideia, foram 113 mortes na região no primeiro semestre (janeiro a junho), contra 153 no segundo semestre (julho a dezembro) do ano passado.
Em janeiro deste ano, das 16 vítimas do trânsito do noroeste do estado de São Paulo, onze estavam de moto no momento do acidente, três eram pedestres, uma de carro e outra de bicicleta, segundo o Infosiga.