Com 2,2 mil doses em estoque, Rio Preto continua vacinando os profissionais de saúde com a segunda dose contra Covid. Quem não compareceu a Swift para completar o esquema deve procurar nesta semana o Ambulatório de Doenças Crônicas, que funcionará como local provisório da vacinação desses colaboradores, das 9h às 16h.
Não apenas os profissionais de saúde da linha de frente de combate à Covid estão inclusos nesta fase da campanha, mas também todos os que atuam diretamente com o atendimento ao paciente - neste momento, a ação não inclui aqueles que estão afastados. A pessoa deve ser inclusa na campanha da cidade onde atua, não necessariamente sendo a mesma onde mora.
Instituições de saúde e órgãos de classe enviaram à Saúde listas nominais dos colaboradores. Para receber a dose, é necessário apresentar documento de identidade com foto e comprovante de vacinação com registro da primeira dose - isso é importante para que se saiba de qual fabricante foi o composto, se foi a Coronavac ou a AstraZeneca, pois a segunda dose deve ser do mesmo.
Dados da Secretaria de Saúde referentes à última quinta-feira, 19, mostravam que cerca de 3 mil profissionais de saúde ainda não haviam tomado a segunda dose. Embora desatualizado, esse dado mostra que muitos ainda não tinham procurado a imunização. Segundo a Saúde, não foi possível atualizar os números neste início de semana.
"Informamos que com a progressão da campanha e a inclusão dos idosos, foram detectadas algumas necessidades de correção na plataforma Vacivida - sistema oficial de registro de dados do estado de São Paulo - referente ao grupo de atendimento. Tais correções já foram solicitadas à Secretaria estadual de Saúde. Aguardamos a conclusão dessas correções para enviarmos o balanço com os dados corretos por grupo de atendimento", afirmou a pasta.
Não há no momento previsão para a chegada de novas doses, mas a vacinação segue. Nesta semana, os idosos de mais de 85 anos que ainda não foram vacinados podem procurar uma unidade básica de saúde, de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h. O Recinto de Exposições volta a funcionar como local de vacinação, por sistema drive thru, no dia 1º de março, quando idosos com idades entre 80 a 84 anos poderão receber a dose.
No Hospital de Base, os funcionários também estão sendo imunizados, com doses enviadas diretamente à instituição e com campanha sob responsabilidade dela. Até a sexta-feira, dia 19, haviam sido vacinados 6.517 pessoas com a primeira dose e, desses, 2.583 já tinham tomado a segunda.
O ranking dos 10 municípios com ritmo mais acelerado de vacinação, proporcionalmente à população, inclui apenas as cidades com mais de 100 mil habitantes. A atualização mais recente aponta o seguinte cenário: São Caetano do Sul (9,6%), Santos (7,4%), Botucatu (7,3%), Catanduva (7,1%), Barretos (7%), Araraquara (6,2%), Presidente Prudente (6,1%), Bauru (6,1%), Marília (6,1%) e São José do Rio Preto (6%).
Em números absolutos, as dez cidades que mais vacinaram, segundo os registros das prefeituras no sistema VaciVida, são São Paulo (600.023), Campinas (76.192), São Bernardo do Campo (43.872), Guarulhos (43.383), Ribeirão Preto (40.815), Santos (38.636), Santo André (37.320), São José do Rio Preto (36.406), Bauru (26.183) e São Caetano do Sul (18.734) às 13h desta segunda.