A Prefeitura de Rio Preto começou nesta semana a substituir as pedras do calçamento de três canteiros centrais da avenida dos Estudantes. A obra vai dar fim ao visual que as pedras do estilo petit-pavé davam para uma das vias públicas mais movimentadas de Rio Preto. O local vai passar a ter grama.
As pedras petit-pavé já foram muito usadas no País como revestimento de passeios e espaços públicos. Graças à possibilidade de calçá-las em variados desenhos, o revestimento é usado também como decoração. Um dos contrastes mais famosos, em preto e branco, está na orla de Copacabana, no Rio de Janeiro.
A justificativa da Prefeitura para a troca de calçamento por grama é a sustentabilidade, porque o novo pavimento é mais permeável e garante mais absorção da água da chuva pelo solo. Também serão feitas passagens em concreto. "Vamos retirar as pedras para colocar um calçamento mais adequado para acessibilidade, porque naquele trecho desembarcam muitos estudantes trazidos de ônibus de outras cidades. Vamos colocar pavimentos, inclusive para permitir a passagem de cadeirantes", explica o secretário de Serviços Gerais, Ulisses Ramalho.
A troca do calçamento de pedras por grama também foi realizada em 2018 nos canteiros centrais das avenidas Bady Bassitt e Alberto Andaló.
"Também vamos fazer mais jardins nos canteiros centrais, que vai deixar a avenida mais bonita", diz o secretário.
Segundo Ulisses, as pedras petit-pavé não serão descartadas, mas armazenadas na Usina de Reciclagem de Resíduos Sólidos da cidade, deixadas em um estoque da Prefeitura, para serem reutilizadas na manutenção de praças da cidade que ainda usam este tipo de calçamento.
O serviço de substituição das pedras por grama está sendo realizado por funcionários da Secretaria de Serviços Gerais, que devem concluir o trabalho em 20 dias.