A Prefeitura de Rio Preto vai fechar, temporariamente, os principais pontos de vacinação contra a Covid-19 na cidade. Esta sexta-feira, 19, será o último dia de funcionamento do drive thru do Recinto de Exposições Alberto Bertelli Lucatto. Segunda-feira, 22, é o último dia de funcionamento do Complexo Swift. Com isso, a vacinação vai continuar ocorrendo exclusivamente em Unidades Básicas de Saúde (UBS).
A medida foi tomada para reduzir o ritmo da vacinação, porque a Prefeitura espera a chegada de mais doses da vacina. Até a tarde de quarta-feira, 17, o município tinha 6,5 mil doses remanescentes. Até esta quinta, um total de 32,3 mil doses tinham sido aplicadas.
Conforme o Diário mostrou na edição desta quinta, a falta de doses deixa o ritmo lento: em média, Rio Preto aplica mil doses por dia, mas teria condições de aplicar até 15 mil, segundo a Secretaria de Saúde. Mantendo a média diária em mil, a imunização de toda a população terminaria apenas em maio de 2023.
Segundo a Prefeitura, a Swift - que tem a aplicação da 2ª dose da vacina nos profissionais de saúde - só funcionará como ponto de vacinação até a próxima segunda-feira às 18 horas. O local só recebe os trabalhadores da saúde que receberam a primeira dose até o dia 29 de janeiro. Em nota, a Prefeitura disse que "o Comitê ainda vai definir o que será feito para os trabalhadores que não comparecerem à Swift até segunda-feira".
A médica otorrinolaringologista Mayra Neves não perdeu tempo e já tomou a segunda dose. "Meu dia para a aplicação era 19 de fevereiro, mas uma colega médica disse que estão adiantando. Em cinco minutos eu recebi a dose e saí", afirmou. Outra a receber a dose do imunizante foi a dentista Julie Ellen Rodrigues. Ela e o marido têm a mesma profissão. "Estávamos agendados para quinta-feira, mas fomos na quarta", disse.
Já no caso do Recinto de Exposições, que vem sendo utilizado para vacinar idosos acima de 85 anos, a vacinação deve voltar no dia 1º de março, quando começa a aplicação do imunizante, também por drive thru, de pessoas com idades entre 80 a 84 anos. Nesta sexta, a aplicação da Coronavac segue normalmente no recinto das 9h às 17h.
Segundo dados da Secretaria de Saúde, Rio Preto recebeu 25,4 mil doses do imunizante, sendo 6,9 mil fabricadas pela Oxford/ AstraZeneca, que tem três meses de intervalo entre as doses, e 18,5 mil doses da Coronavac, que tem intervalo médio entre as doses de 21 dias.
Ainda de acordo com a Secretaria de Saúde, o governo do Estado de São Paulo não deu nenhuma previsão acerca da entrega de novas doses do imunizante.
Plano de imunização
Apontada pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE) como uma das seis cidades da região que não entregaram o plano de imunização solicitado pelo órgão, a Prefeitura de Cardoso informou que encaminhou os dados ao TCE e prestou todas as informações relativas à vacinação contra Covid-19, "não existindo qualquer irregularidade no processo de vacinação, seguindo todos os protocolos do Plano Nacional de Imunização", informou em nota.