Apenas três dos 80 aprovados em Medicina da Famerp são de Rio Preto. Outros quatro aprovados no vestibular, que é um dos mais concorridos do país, são da região: Catanduva, José Bonifácio, Macaubal e Mirassol (todos com um estudante cada). A lista de aprovados foi divulgada nesta quarta-feira, dia 17.
Na lista da Fundação Vunesp, responsável pela organização do vestibular, estão aprovados em medicina de cinco estados brasileiros. A capital de São Paulo concentra a maioria dos aprovados (36%).
Paulo Bogdan Sanson, de 19 anos, é um dos três rio-pretenses que foram aprovados. Ele ficou na nona colocação concorrendo contra outros 14.571 vestibulandos. "No primeiro momento, foi um baque. Eu fiquei com muita insegurança. No ano passado, não sabia como seria as aulas. Eu precisei me reorganizar para me preparar de casa para o vestibular", contou o aluno cursinho London.
Com uma rotina de estudos de 12 horas diárias, e com dedicação dobrada por conta da pandemia, ele conseguiu a aprovação. "Eu assistia aula de manhã, almoçava, e voltava a estudar até 20h".
Outra aprovada de Rio Preto foi a estudante do Colégio Kelvin Louise Buonalumi Tacito Yugar, 19 anos. "Eu sempre admirei muito a Famerp como faculdade. Sei que é uma ótima instituição de ensino e que sairei bem formada. Então, foi uma faculdade almejada, sim, mas ainda estou aguardando o resultado de outras provas, como a Unicamp e a USP", contou a estudante que pretende seguir a carreira do pai que também é médico.
Sobre a dedicação para aprovação, Louise disse que a sensação é de dever cumprido. "Me sinto muito realizada. Ver o ano inteiro de dedicação valer a pena é extremamente gratificante. Fiquei surpresa a hora que minha irmã me contou e depois veio um alívio e uma alegria. A jornada de estudos foi intensa, trabalhosa e muitas vezes me senti esgotada, mas deu tudo certo e poder dizer que fui aprovada na Famerp faz tudo isso parecer pequeno perto da felicidade que eu sinto".
O terceiro rio-pretense aprovado foi Jorge Del Arco Junior, de 30 anos. "Eu já sou formado em Biomedicina e a sensação de passar é recompensador. É o resultado de todo o esforço dos meus três anos de cursinho. Digo para as pessoas não desistirem, se está no meio da tempestade continua nadando". disse o aluno do cursinho Anglo Rio Preto.
Para as 80 vagas do curso de medicina foram aprovados alunos dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso do Sul. Em enfermagem, os estudantes vêm de 67 cidades diferentes. Já para ocupar as 20 cadeiras de psicologia, os aprovados são de 14 cidades brasileiras.
"Esses dados mostram que a Famerp é desejada pelos estudantes que querem cursar medicina, enfermagem e psicologia. E isso é fruto da dedicação dos nossos estudantes, do nosso corpo docente e funcionários administrativos que contam com toda a estrutura oferecida pelos hospitais-escola Hospital de Base, Hospital da Criança e Maternidade e pelos ambulatórios", afirmou o diretor geral da Famerp, Dulcimar Donizeti de Souza.
Realizado nos dias 12 e 13 de janeiro, o vestibular da Famerp recebeu um total de 15.389 inscritos. Para medicina, foram 14.571 vestibulandos para 80 vagas, uma relação candidato por vaga de 182. As matrículas da primeira chamada serão realizadas na próxima sexta-feira, dia 19, na sala 8 do Pavilhão Fleury.
(Colaborou Emanuelle Cristina)