A região ultrapassou a marca de 100 mil doses aplicadas contra a Covid-19 nesta segunda-feira, 15, segundo dados da Secretaria de Estado de Saúde. Os dados levam em conta a vacinação em 122 municípios - incluindo Rio Preto, que chegou a 29.011 e é, agora, a oitava cidade que mais vacinou em números absolutos.
Nesta segunda, funcionários da Secretaria Municipal de Saúde trabalharam com adereços coloridos na aplicação da vacina no Recinto de Exposições, em homenagem ao Carnaval, que foi cancelado neste ano devido à pandemia.
"Programamos recepção diferente. Na triagem teve marchinha de Carnaval e aqui está todo mundo fantasiado para gente alegrar um pouco o dia das pessoas. A ideia é da própria equipe, que quis receber a população assim hoje," disse Gisele Gasques Molina, gerente de região de saúde.
No Recinto, estão sendo vacinados idosos acima dos 85 anos no sistema drive thru. Outra opção é procurar pela dose em unidades de saúde que não estão fazendo atendimento específico para problemas respiratórios. Pessoas dessa faixa etária que são acamadas estão recebendo a dose em casa, por meio de equipes da Saúde. Idosos entre 80 e 84 anos devem ser imunizados a partir do dia 1º de março, conforme cronograma do governo estadual.
Para ser vacinado, é obrigatório apresentar documento com foto e CPF. Também é necessário fazer o cadastro no sistema do governo estadual: ação que pode ser feita no local ou pelo site Vacina Já (https://vacinaja.sp.gov.br/). Para quem puder, é recomendado fazer o cadastro pelo site para agilizar o processo.
Pela manhã, antes mesmo da abertura dos portões, a fila era grande. Antes de tomar a dose, o idoso passa por triagem para verificação se já cadastro e se ele está apto a tomar a vacina. Se não houver cadastro, é realizado na hora.
A aposentada Natalina Francisquini, 87 anos, ficou muito feliz em poder tomar a vacina pelo drive thru. "Não via a hora de chegar minha vez. É muito bom", diz a aposentada, vacinada pela enfermeira Amanda Felicio, que estava com ornamentos de Carnaval. "A gente resolveu vir fantasiado, para inclusive ajudar as pessoas que têm medo da injeção e da própria vacina. Além do mais, não tem desfile, nem baile, mas ainda é carnaval. Não podemos esquecer."
A aplicação da segunda dose para os profissionais de saúde de linha de frente teve início na quinta-feira, 11, nos hospitais onde há leitos de Covid, unidades respiratórias e Upas respiratórios, no total são 15 locais de vacinação.
Nesta segunda-feira, 15, começou também a aplicação de segunda dose na Swift, para profissionais de saúde. O horário de funcionamento é de 10h às 18h e é necessário apresentar documento de identidade e o cartão de vacinação, com o registro da primeira dose. É importante observar a data da primeira dose, visto que a segunda será aplicada somente a partir de 21 dias após a primeira.
"A Secretaria Municipal da Saúde está convocando para receber a segunda dose da vacina contra a Covid-19 todas as pessoas que receberam a primeira dose nos dias 25 e 26 de janeiro, ou datas anteriores. Todos devem comparecer à Swift a partir de hoje (segunda), no posto que estará funcionando até as 18 horas. Esta convocação vale para as pessoas que tomaram a primeira dose da vacina Coronavac nas datas mencionadas, independentemente de ter sido vacinados em hospitais ou outras unidades de saúde de Rio Preto, exceto para os vacinados no Complexo Funfarme - Famerp (HB)", informou em nota a Prefeitura.
Balanço
O total de doses aplicadas em Rio Preto inclui os números da Secretaria Municipal de Saúde - que atendeu profissionais de saúde da rede pública e particular - e do complexo Funfarme. Os dados incluem também doses da Coronavac e da vacina de Oxford/Astrazeneca.
Mudança
A Saúde informou que as salas de vacina das escolas Professora Cleophas Beltran Silvente (região da UBS Caic) foram transferidas para a UBS da Vila Toninho, que fica na rua Odilon Amadeu, 710. A vacinação contra a Covid-19 por lá é de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h, e a vacinação de rotina de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h30.
(Colaborou Marco Antonio dos Santos)