Menos de uma semana depois do retorno das aulas presenciais nas escolas da rede estadual e particular do noroeste do estado de São Paulo, diversos casos positivos de Covid-19 entre professores e funcionários se acumulam nas escolas de Rio Preto e região.
Levantamento feito pelo Diário e confirmado pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc) aponta que pelo menos cinco escolas estaduais da região já confirmaram ao menos um caso da doença. Outras instituições de ensino continuam com profissionais afastados aguardando o resultado de testes de Covid-19.
Nesta segunda-feira, 15, foram confirmados os primeiros casos da doença na escola estadual Justino Jerry Faria, em Rio Preto; e na escola estadual Padre Fidélis, em Tanabi. "Nas unidades escolares Justino Jerry Faria e Padre Fidélis, temos dois casos confirmados, sendo um em cada uma delas. O protocolo orienta que nos casos suspeitos ou confirmados, os servidores são afastados ao comunicarem os sintomas e aguardam os resultados em casa, de quarentena", informou em nota a Seduc.
O Diário também teve acesso a exames de professores da rede estadual que indicam que o número de casos pode ser maior do que o já publicado. "A direção da escola se reuniu com os professores, mas as aulas foram mantidas mesmo assim", afirmou um professor da escola estadual Justino Jerry Faria, que pediu para não ser identificado com medo de represálias.
Parte dos professores apresentaram os sintomas depois do retorno das aulas e de terem contato direto com os estudantes. Segundo o depoimento de dois deles, a direção da escola foi informada e levou o caso para a Diretoria Regional de Ensino, que optou por manter o calendário de aulas normalmente.
Além dos dois casos positivos de Covid-19 desta segunda-feira, 15, na última semana, a Secretaria Estadual de Saúde havia confirmado casos nas escolas Parque das Aroeiras e Maria Galante Nora, em Rio Preto. Na escola Voluntários de 32, professores estavam afastados por apresentarem sintomas da Covid - sem ainda ter confirmação da doença.
Já na Diretoria Regional de Ensino de Votuporanga, a escola estadual professor Geraldo Alves Machado precisou ficar fechada na segunda-feira, 8, após professores testarem positivo para a doença. A escola foi desinfectada e as aulas presenciais voltaram na terça-feira, 9.
Em nota a Secretaria Estadual de Educação informou que todas as unidades seguem os protocolos das autoridades da área da saúde e estão em funcionamento, garantindo a segurança de professores, servidores e alunos. "Os casos confirmados e sob suspeita são acompanhados por meio do Sistema de Informação e Monitoramento da Educação para Covid-19 da Seduc SP (SIMED)", informou.
O início do ano letivo presencial de 2021 com 35% da capacidade diária continua normalmente nas escolas particulares de Rio Preto.
(Com Rone Carvalho)