A Polícia Militar prendeu três pessoas na noite na noite da última sexta-feira, 12, em operação com a Guarda Civil Municipal (GCM) em Rio Preto. A operação foi batizada como "Paz e Proteção" e contou com efetivo reforçado por parte das duas corporações. Segundo a PM,o objetivo da operação tinha a "finalidade de prevenção criminal, repressão aos infratores da lei, como também, evitar eventuais aglomerações durante os dias em que aconteceria o Carnaval". O ponto facultativo relativo ao Carnaval foi revogado pela Prefeitura de Rio Preto.
Dois flagrantes foram feitos ao longo da operação. Um roubo e um furto a residência. Três homens foram presos. Além disso, dois procurados pela Justiça foram capturados e um veículo furtado foi recuperado. As ocorrências foram registradas na Central de Flagrantes.
A operação ainda fiscalizou 15 estabelecimentos comerciais. Segundo a Prefeitura de Rio Preto, foram nove os estabelecimentos autuados por não seguirem as normas do Plano São Paulo de combate à pandemia de Covid-19, entre eles restaurantes, serv festas e lanchonetes.