A Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) apura, desde a manhã desta sexta-feira, 12, a mortandade de peixes no córrego Servinho, um dos afluentes do rio Tietê, em Sales. O caso foi denunciado pela prefeitura local, que determinou o isolamento da área para evitar a aproximação do público.
Segundo o secretário de administração da Prefeitura de Sales, Udinei Lopes, desde as primeiras horas da manhã desta sexta-feira a pasta começou a receber fotos e vídeos feitos por moradores com imagens de peixes mortos.
"Foi enviada uma equipe com funcionários do setor de obras e agricultura, que confirmaram mesmo a morte dos peixes. Imediatamente acionamos a Cetesb e a Polícia Ambiental", diz o secretário.
A assessora de gabinete da prefeitura, Alessandra Calixto, afirma que foram coletadas amostras da água para determinar o que teria causado a morte de centenas de peixes. "Apareceram muitos peixes mortos. Nem dá para contar. A gente não sabe se foi causado por algum problema ambiental ou alguma coisa que caiu na água. Vamos ter que aguardar a análise da Cetesb", diz.
As prainhas de Sales estão interditadas por decreto municipal para evitar aglomeração e propagação do coronavírus. Mesmo assim, a prefeitura vai reforçar a sinalização do local para evitar que alguém tenha contato com a água.