Começa nesta sexta-feira, 12, a aplicação da vacina contra a Covid-19 em idosos entre 85 e 89 anos em Rio Preto. A imunização será no Recinto de Exposições, no sistema drive thru (em que as pessoas não precisam nem sair do carro), e nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). A expectativa é vacinar 2,1 mil moradores nesta faixa etária, segundo cálculo da Secretaria de Saúde. Na estimativa do governo estadual, porém, esse público pode chegar a 3,6 mil pessoas.
No recinto, a vacinação ocorre pela entrada principal, das 9h às 17h. Entre as UBSs, não estão aplicando as doses as unidades do Santo Antônio, Gabriela, Vila Mayor, São Francisco e Vila Toninho. O horário de atendimento é das 8h às 14h.
Para ser vacinado, é obrigatório apresentar documento com foto e CPF. Também é necessário fazer o cadastro no sistema do governo estadual: ação que pode ser feita no local ou pelo site Vacina Já (https://vacinaja.sp.gov.br/). Para quem puder, é recomendado fazer o cadastro pelo site para agilizar o processo.
Entre os idosos com mais de 90 anos, houve fila grande no primeiro dia de vacinação, na última segunda-feira, 8, com pessoas esperando por até uma hora até conseguir tomar a vacina no Recinto de Exposições. Mas a adesão foi boa e superou o estimado, até o momento, segundo a Secretaria de Saúde de Rio Preto: foram vacinados 1.661 idosos acima de 90 anos. As pessoas desta faixa etária que não conseguiram tomar a vacina, ainda podem ir aos locais de vacinação.
Idosos de 85 a 89 acamados já começaram a receber a visita em casa de equipes da Saúde e estão sendo imunizados desde quarta-feira, 10.
A aplicação da segunda dose para os profissionais de saúde de linha de frente teve início nesta quinta-feira, 11, nos hospitais onde há leitos de Covid, Unidades respiratórias e Upas respiratórios, no total são 15 locais de vacinação.
Idosos entre 80 e 84 anos devem ser imunizados a partir do dia 1º de março, conforme cronograma do governo estadual. Em todos esses públicos de pessoas da terceira idade estão sendo aplicadas doses da Coronavac, desenvolvida pela farmacêutica chinesa Sinovac em parceria com o Instituto Butantan.
Balanço
Rio Preto aplicou até o momento 23.602 doses. São 17.384 aplicadas pela Secretaria Municipal de Saúde em idosos e profissionais de saúde (somando as primeiras doses e a segunda em alguns casos), e 6.218 aplicadas pela Funfarme, nos profissionais que atuam na instituição, que compreende o Hospital de Base, o Hospital da Criança e Maternidade (HCM), o Hemocentro, a Rede de Reabilitação Lucy Montoro, o Instituto do Câncer e o Ambulatório. Também foram vacinados pela Funfarme profissionais ligados à Faculdade de Medicina de Rio Preto (Famerp). O Balanço da Funfarme é de terça-feira, 9. Nesta quinta, a instituição informou que vai passar a atualizar a imunização apenas às segundas-feiras.
(Colaborou Emanuelle Cristina)