No ano de 2020, empresas precisaram implementar diversas alterações em suas operações para que o setor continuasse em atividade. Mudanças físicas e estruturais no modo de trabalho e até o perfil dos candidatos contratados foram revisados para atender às novas demandas, criando novas relações de trabalho e minimizando os impactos causados pela pandemia do coronavírus.
As mudanças iniciaram-se na maneira de ingresso do profissional no mercado, que deixaram de ser presenciais e passaram a ser por chamadas de vídeo. “Percebemos que a adaptação das entrevistas não gerou prejuízos para as empresas e nem para os candidatos”, afirma a especialista em RH, Gabriela Mative, que lembra que, em muitos casos, as empresas conseguiram acelerar o processo seletivo e que as etapas de contratações futuras devem se manter no modelo virtual.
Além das alterações na forma de captação de funcionários, os contratantes precisaram repensar o perfil do trabalhador procurado. O profissional de destaque durante o ano de 2020 foi o que soube ser resiliente e aprendeu a se adaptar perante às novas condições do momento e aos diversos cenários, características estas que passam a ser pontos determinantes em novas contratações neste novo ano.
"Hoje o profissional precisa estar muito comprometido, muito focado. Precisa ter uma fácil adaptabilidade e uma facilidade de se reinventar, em lidar com processos e expectativas diferentes. E não só lidar, mas dar resultado nesse novo cenário, que foi o que a gente passou no ano passado e provavelmente a gente vai passar de agora em diante com essas questões", explica a especialista em recursos humanos (RH) Ana Carolina Verdi Braga.
Ana completa ainda que organização e planejamento são fundamentais para um funcionário de sucesso neste momento, principalmente para quem trabalha em rotina de home office, que demanda uma separação bem definida entre a vida pessoal e o trabalho. Regras e horários bem estabelecidos são determinantes para obter bons resultados nesse regime de trabalho.
As empresas também enfrentaram desafios diários para se manter ativas nesses últimos tempos. Thais Pagliari, supervisora de RH, explica como deve ser a atuação das corporações diante das novas adversidades. "Para manter-se competitiva no mercado, a empresa precisa se manter ágil, aplicar as inovações e tecnologias que estão surgindo, novos comportamentos e novos hábitos.O investimento em inovações, tecnologia, novas formas de trabalho e relações cada vez mais pautadas em confiança e transparência fazem parte desse novo ciclo. Há necessidade agora também, de melhorias e reestruturação de processos e do olhar e tratamento cada vez mais humanizado e empático. As empresas são feitas para pessoas, mais do que nunca isso vem crescendo e empresas que se dedicam também à humanização, relacionamento e responsabilidade social, serão diferenciais no mercado".
(Colaborou Júlia de Britto)