O governo estadual manteve a região de Rio Preto na fase laranja do Plano São Paulo e retrocedeu a região de Barretos, incluindo Olímpia, para a fase vermelha que mantém apenas serviços essenciais abertos durante a pandemia da Covid-19. A reclassificação das regiões passa a valer a partir da próxima segunda-feira, dia 25.
Com a atualização do Plano São Paulo nessa sexta-feira, 22, em coletiva de imprensa no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo, nenhuma região permaneceu na fase amarela. Agora, 78% da população do estado permanece na fase laranja e 22% na fase vermelha.
A região de Barretos que estava na fase amarela passou direto para a fase vermelha. Já a região de Rio Preto que havia retrocedido para a fase laranja, na semana passada, permaneceu na mesma fase nesta semana.
O aumento de casos e de internações de pacientes com covid-19 fez com que a ocupação de leitos em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) é o principal motivo da regressão na quarentena. O índice, no Estado, está em 71,1%. O novo fechamento do comércio é uma tentativa de aumentar o distanciamento social e frear a propagação do coronavírus e seus variantes. São Paulo contabiliza 51.192 óbitos e 1.679.759 casos da doença.