A Prefeitura de Rio Preto efetua testes em novos aparelhos de radar nas ruas da cidade. Dois dispositivos foram flagrados por equipes do Diário nesta quarta-feira, 20. Segundo a assessoria de imprensa da Secretaria de Trânsito, contudo, os aparelhos serão removidos nesta quinta-feira, 21. Como eram testes, veículos flagrados acima da velocidade ou avançando farol vermelho não serão multados.
Segundo a pasta, os testes foram feitos em três locais: um na avenida João Bernardino de Seixas Ribeiro, na esquina com a rua Pedro Góes. Outro foi posicionado na avenida Juscelino Kubitschek de Oliveira, na altura do número 1.100. O terceiro local não foi informado.
Segundo a pasta, tratam-se de procedimentos normais, em que as empresas que participam de licitações para prestarem o serviço de instalação de radares podem mostrar como funcionam os dispositivos e a aplicabilidade deles. "Trata-se de demonstração de uma das empresas participantes de processo licitatório de operação dos pontos de radares já existentes, uma vez que o atual contrato termina em abril próximo. Os equipamentos serão retirados na manhã desta quinta-feira, 21", diz nota enviada pela prefeitura.
Na João Bernardino de Seixas Ribeiro, foram feitos testes de avanço de sinal vermelho, enquanto na Juscelino foram feitos testes de lombada eletrônica - a velocidade da avenida no trecho em questão é de 40 km/h.
Novos radares
Nesta semana, a Prefeitura de Rio Preto iniciou a operação de cinco novos pontos de radar na cidade: na avenida Bady Bassitt, altura do número 4.870, sentido Centro-bairro; na avenida Juscelino Kubitschek de Oliveira, número 2.015, sentido bairro-Centro - com limite de velocidade de 60 km/h.
Outros dois, mas com limite de 50 km/h, estão na avenida dos Estudantes, 2.023, sentido bairro-Centro, e também na avenida Antônio Marcos de Oliveira, altura do número 3.561, sentido bairro-Centro.
A avenida Sebastião Tavares da Silva conta com dois radares, mas com limites de velocidades diferentes é o outro ponto com radar novo. Na altura do número 1.111, o limite de velocidade é de 40 km/h, no sentido bairro, enquanto no número 1.133 é de 50 km/h, na direção do Centro.
A troca dos aparelhos já estava prevista pela Prefeitura desde setembro do ano passado. Os dispositivos foram removidos de outros trechos, como as avenidas Fortunato Ernesto Vetorasso, João Bernardino de Seixas Ribeiro, Nadima Damha, Miguel Damha e Jornalista Roberto Marinho.
Segundo a Secretaria de Trânsito, os radares foram deslocados para pontos considerados críticos, em que os motoristas cometem mais infrações, de acordo com estudos feitos pela pasta. No entanto, nada impede que os dispositivos sejam posicionados novamente naqueles pontos que deixaram de existir.
Ainda permanecem fora de operação os radares estáticos (tripé) em Rio Preto. Desde o início da pandemia, o funcionamento destes aparelhos está suspenso e não tem data para retorno.