Um filhote de anta macho nasceu no Zoológico Municipal de Rio Preto no dia 17 de dezembro. A informação foi divulgada nesta quarta-feira, 13. O animal, da espécie Tapirus terrestris, é o segundo filhote da espécie gerado e nascido de forma natural no Zoológico em menos de dois anos. Agora, são cinco animais dessa espécie vivendo no local, mas o novo filhote deverá ser encaminhado para soltura em uma reserva monitorada na cidade de São Carlos.
O filhote nasceu pesando 8,9 quilos, resultado do cruzamento de um casal de antas que vive no local. A gestação da espécie dura, em média, 13 meses.
Segundo o Zoológico, o animal "está saudável, mama e já se alimenta de alguns itens, principalmente frutas mais moles. Na última avaliação, em 30 de dezembro, já estava pesando 14 quilos." A fêmea que gerou o filhote nasceu no local em maio de 2012. Já o macho chegou ao Zoológico de Rio Preto em janeiro de 2019, após ser resgatado pela Polícia Ambiental de Irapuã em uma fazenda de laranja da região.
A anta é um animal símbolo do Zoológico de Rio Preto e aparece na nova logomarca do Zoobotânico, por sua importância no meio ambiente: é uma grande dispersora de sementes, conhecida como jardineira da floresta.