A Polícia Militar do Estado de São Paulo abre nesta quinta-feira, 14, concurso público para 2.700 vagas de soldado, com remuneração inicial de R$ 3.268,33. As inscrições devem ser feitas pelo site www.vunesp.com.br até 25 de fevereiro. A taxa é de R$ 57.
Os candidatos devem ter nível médio, idade mínima de 17 anos e máxima de 30 anos, estatura mínima de 1,55 metro para mulheres e de 1,60 metro para homens. Além disso, precisam possuir Carteira Nacional de Habilitação (CNH) nas categorias "B" e "E".
O concurso terá prova objetiva e prova dissertativa, com o conteúdo programático de língua portuguesa, matemática, conhecimentos gerais, noções básicas de informática e noções básicas de administração pública.
A data prevista da prova é 21 de abril e ela será aplicada em Rio Preto e em outras dez cidades do Estado.
Haverá ainda exames de aptidão física, exames de saúde, exames psicológicos, avaliação da conduta social, da reputação e da idoneidade e análise de documentos.
Nesta terça-feira, 12, o governo do Estado publicou decreto que determina redução de despesas com pessoal e encargos sociais, o que afeta concursos públicos. A PM, no entanto, divulgou nota informando que "os editais de concurso público (...) não sofrerão alteração no prosseguimento das etapas".