Mil e quatro chances para ingressar no sonhado curso superior. Nessa terça-feira, 12, começam as inscrições para o Programa Universidade para Todos (Prouni), que oferece bolsas de estudos parciais e integrais para universidades particulares do Brasil. Na região de Rio Preto, tem até vagas para medicina e odontologia.
Apenas em Rio Preto, são 343 bolsas integrais de estudos para 186 cursos presenciais e 157 a distância. Entre as opções de cursos presenciais e 100% gratuitos na cidade estão administração (9 vagas), arquitetura e urbanismo (9), biomedicina (13), direito (32), engenharia civil (18), fisioterapia (3), medicina veterinária (16), odontologia (6) e psicologia (25). Em Catanduva, são oferecidas 12 vagas integrais para medicina.
O total de bolsas é para cursos oferecidos em Rio Preto, Barretos, Bebedouro, Catanduva, Fernandópolis, Ilha Solteira, Jales, José Bonifácio, Mirassol, Monte Aprazível, Novo Horizonte, Olímpia, Santa Fé do Sul, Tanabi e Votuporanga (confira as vagas para cada cidade na arte ao lado). Além das vagas na região, os estudantes podem optar por bolsas em qualquer cidade do país - tanto presencial quanto a distância.
Diferentemente dos anos anteriores, com o adiamento do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020, por causa da pandemia da Covid-19, os candidatos só poderão se inscrever para uma das 1.004 bolsas se tiverem feito o Enem 2019. Isso porque as notas do atual Enem, que está previsto para acontecer nos próximos dois domingos, dias 17 e 24, só serão divulgadas em março. Por isso, a seleção do Prouni desse primeiro semestre adotará as notas do Enem anterior.
As inscrições para o Prouni vão até as 23h59min de sexta-feira, 15. Os resultados dos candidatos contemplados pelas bolsas de estudos do programa federal estão previstos para ser divulgados no dia 19 de janeiro (primeira chamada) e 1° de fevereiro (segunda chamada).
Para se inscrever, o candidato precisa acessar o site oficial do programa (www.prouniportal.mec.gov.br). No ato de inscrição, é possível escolher até duas opções de instituição, curso e turno. Ao decorrer dos dias, em que o processo de inscrição do Prouni estiver aberto, o Ministério da Educação atualiza as notas de corte de cada opção escolhida pelo candidato, o que possibilita que ele altere de acordo com as chances de ser ou não aprovado.
Atualmente, para concorrer a uma das vagas do Prouni é preciso, além de ter feito o Enem 2019, também se encaixar em um dos seguintes requisitos: ter cursado o ensino médio completo na rede pública; ter sido bolsista integral em escolas particulares durante o período do ensino médio; possuir alguma deficiência; ser professor da rede pública de ensino, na educação básica.
Além disso, o candidato também necessita seguir critérios de renda. Para bolsa integral (100% da mensalidade), o candidato precisa ter renda familiar mensal per capita de até 1,5 salário mínimo. Já em caso de bolsa parcial (50% da mensalidade), a renda familiar per capita tem que ser até 3 salários mínimos.
Outros programas
O programa de Financiamento Estudantil (Fies) abrirá inscrições em 26 de janeiro. Os interessados poderão usar o desempenho das provas do Enem que aconteceram entre 2010 e 2019. Já o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que seleciona alunos para universidades públicas, ficará para abril, após as notas do Enem serem divulgadas.