Com menos candidatos do que nas edições anteriores, mas ainda sendo um dos vestibulares de Medicina mais concorridos do Brasil, a Faculdade de Medicina de Rio Preto (Famerp) realiza nessa terça-feira, 12, o primeiro dia de provas.
Nesse ano, 14.571 candidatos concorrem às 80 vagas de Medicina da instituição. Uma média de 182 candidatos por vaga. Apesar da alta concorrência, houve uma redução de 12% do número de inscritos em relação ao vestibular passado, quando 16.488 candidatos se inscreveram - 206 estudantes por vaga.
Também houve redução do número de candidatos nos outros dois cursos oferecidos pela faculdade. Em Enfermagem são 261 candidatos no vestibular desse ano, contra 320 da prova passada. Já em Psicologia, são 557 candidatos em 2021, contra 705 do vestibular anterior.
A pandemia da Covid-19 e os impactos na formação dos estudantes são apontados como alguns dos motivos para a desistência de estudantes em prestar o vestibular da Famerp. "Se considerarmos que a rede estadual perdeu um número considerável de alunos, assim como a rede privada, isso pode ter impactado nas inscrições do vestibular, mas são suposições, pois não fizemos estudos sobre essa queda de inscritos", disse o diretor adjunto de alunos da Famerp, Kazuo Nagamine.
Quem não desistiu foi Duany Karina Groto da Silva, 19 anos, que vai prestar a prova tentando uma vaga em Medicina. "Durante minha preparação, teve dias que estudava de máscara para me preparar", contou a candidata, que encara o segundo dia de provas da Famerp como o mais difícil. "Uma questão muito difícil do segundo dia é lidar com o tempo. Ele é curto", completou.
Nessa terça-feira, 12, os candidatos terão quatro horas para responder 80 questões de conhecimentos gerais. Já na quarta-feira, 13, os vestibulando terão quatro horas para fazer a redação e 20 questões de conhecimentos específicos. Em ambos os dias, as provas serão aplicadas das 14h às 18h.
Na preparação atípica por conta da pandemia, Duany acompanhou as aulas remotas do cursinho Ingresso, oferecido por alunos da Famerp. "Foi bem diferente, mas consegui me adaptar".
Assim como os demais vestibulares, durante todo o período de provas da Famerp os candidatos precisarão ficar de máscara. Também haverá distanciamento entre as carteiras e um maior número de salas de aplicação. A organização recomenda que cursinhos evitem fazer as tradicionais reuniões antes da prova, no objetivo de evitar aglomeração.
O resultado do vestibular e a primeira chamada para matrículas serão no dia 17 de fevereiro.
Depois do vestibular da Famerp, nos próximos dois domingos, dias 17 e 24, os estudantes farão os Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Já no último final de semana do mês, nos dias 30 e 31, será a vez dos candidatos realizarem as provas da Unesp. A segunda fase dos vestibulares da Unicamp e da Fuvest está prevista para fevereiro de 2021.