Confira opções para visitar e apreciar os sabores típicos do interior de São Paulo
  • ACERVO •
  • DIARIOIMOVEIS •
  • FM DIÁRIO
Diário da Região - O maior do noroeste paulista
  • REVISTA BEM-ESTAR •
  • REVISTA VIDA&ARTE •
  • CONTATO
Portal Assinante

Diário da Região - O maior do noroeste paulista

Entrar Assine
São José do Rio Preto |  Domingo, 10 de Janeiro de 2021
  • Entrar
    Assine
  • assinantes
  • Portal Assinante
  • Acervo
  • cidades
  • política
  • economia
  • esportes
  • cultura
  • vida e estilo
  • Diário Multi
  • classificados
  • blogs
  • in memoriam
  • FM Diário
  • DIARIOIMOVEIS
  • Revista Bem-Estar
  • Revista Vida & Arte
  • Fale Conosco
  • Trabalhe Conosco
  • Expediente
  • CIDADES
  •      •
  • POLÍTICA
  •      •
  • ECONOMIA
  •      •
  • ESPORTES
  •      •
  • CULTURA
  •      •
  • VIDA E ESTILO
  •      •
  • CLASSIFICADOS
  •      •
  • BLOGS

09.Jan.2021 às 22h30

SABORES DO INTERIOR

Confira opções para visitar e apreciar os sabores típicos do interior de São Paulo

Dos doces de Schmitt aos cafés coloniais da região; na sexta reportagem da série especial sobre o turismo regional,


Por: Rone Carvalho
Pompeu Xavier Carmeloci e os tradicionais doces de Schmitt: tradição de família com variedade de produtos e amor na receita
Pompeu Xavier Carmeloci e os tradicionais doces de Schmitt: tradição de família com variedade de produtos e amor na receita - Guilherme Baffi 7/1/2021

Férias na fazenda com um gosto típico de comida caseira. O noroeste do estado de São Paulo possui vários lugares para passear com a família aos finais de semana e recordar a típica vida do homem do campo. Desde o doces caseiros de Schmitt, que já são conhecidos até do outro lado do mundo, até os café coloniais que misturam passeio em sítios com pratos genuinamente da roça.

Na sexta reportagem da série especial Turistando, o Diário separou cinco roteiros do turismo gastronômico regional. São apenas alguns que se destacam entre dezenas de outros cafés coloniais e docerias do noroeste do estado de São Paulo.

Com quase meio século de história, os doces de Schmitt viraram uma iguaria típica de Rio Preto. Nas palavras do empresário Pompeu Xavier Carmeloci, de 39 anos, é como se "quem vem para Rio Preto e não come doce de Schmidt, literalmente não veio para a cidade".

A tradição do pai que passou para os filhos, atualmente, conta com uma gama de pelo menos 200 diferentes tipos de doces que incluem do tradicional doce de leite mineirinho até doces com frutas cristalizadas. "Foi o meu pai, o seu Laércio, que fundou. Começou com uma necessidade de trabalhar e desenvolver um algo novo, fomos nos apaixonando e estamos aí há quase meio século fazendo doces. São 47 anos de história", diz Pompeu.

Com clientes em todo o País e até no exterior, ele conta que o segredo do doce, além do toque caseiro, é o seu modelo de produção. "Tudo que fazemos com amor pega e é para sempre. Fazemos para o pessoal pegar e levar para os amigos que estão distantes", afirma.

Passeio no campo e os tradicionais pratos da roça também são opções para quem gosta da vida rural aproveitar a região de Rio Preto nas férias. Em Uchoa, o Café da Colônia, localizado em uma área de natureza preservada, oferece os sabores do interior e a opção de um passeio na fazenda, mediante agendamento.

Outra opção para aproveitar a comida rural e a natureza é o Sítio da Uva, localizado entre Catanduva e Itajobi. O nome remete à famosa tradição do local de colheita da uva e o lugar oferece aos visitantes a oportunidade de ver as parreiras e aproveitar a natureza com a família.

Em Bady Bassitt, a opção para aproveitar os sabores da roça é o Café Matuto. O local oferece a comida caipira e também possui um ambiente cheio de objetos antigos e que trazem uma sensação nostálgica aos frequentadores. Itens como rádios, televisores, bicicletas, sacos de café e garrafas antigas fazem parte da decoração do lugar. Enquanto admiram os objetos antigos, os clientes ainda podem saborear pão com linguiça, pudim caseiro, sucos e também almoçar por ali.

"Faz seis anos que existe o café. Tudo começou pela minha paixão pela antiguidade. Temos uma loja de móveis antigos e precisávamos de uma maneira de atrair pessoas. Foi dessa maneira que surgiu o café e depois com o sucesso surgiu o restaurante", conta o proprietário do Café Matuto, Arnaldo Jesus da Silva.

Segundo ele, o público do café não é formado somente por moradores da região, mas também de outros estados que, ao visitarem o noroeste do estado de São Paulo, passam por ali. "O grande público nosso é de Rio Preto, mas acabamos ficando conhecido a nível Brasil. Temos clientes de Mato Grosso e até de Santa Catarina". Sobre os pratos prediletos: "o pessoal tem pedido muito a picanha mineira".

Outra opção, mas voltada a um café da manhã na roça, é o Empório Rural Café - Sabores da Roça, em Ipiguá. O local oferece pelo menos 35 tipos de bolos, sucos, café, leite e frios. Os clientes ainda podem aproveitar para repousar em redes ou andar a cavalo.

Outra opção de passeio na região para apreciar os sabores do interior é o Morangos Urânia, que oferece a oportunidade dos visitantes colherem os frutos e conhecer as plantações. Já na rodovia Pedro Floriano, entre Urânia e Paranapuã, o roteiro na a Estância das Videiras é semelhante e os turistas podem conhecer as parreiras e colher as uvas.

Pompeu Xavier Carmeloci e os tradicionais doces de Schmidt
Pompeu Xavier Carmeloci e os tradicionais doces de Schmidt - Guilherme Baffi 07/01/21
Sítio da Uva, em Catanduva
Sítio da Uva, em Catanduva - Divulgação
Empório Rural Café Sabores da Roça, em Ipiguá
Empório Rural Café Sabores da Roça, em Ipiguá - Divulgação
Café Matuto e seus móveis antigos, em Bady Bassitt
Café Matuto e seus móveis antigos, em Bady Bassitt - Divulgação
Café da Colônia, em Uchoa
Café da Colônia, em Uchoa - Divulgação
Anterior Próximo

Turismo gastronômico na região

Doces de Schmidt - Rio Preto (SP)

  • Contato: (17) 3808-1083
  • Onde: Distrito de Engenheiro Schmitt, em Rio Preto
  • Funcionamento: Todos os dias, das 8h às 18h

O local é conhecido pelos doces caseiros de Engenheiro Schmitt, sendo uma ótima oportunidade para quem deseja aproveitar com a família os sabores do interior. Dos tradicionais doces de leite até os doces cristalizados e com frutas.

Sítio da Uva - Catanduva (SP)

  • Contato: (17) 5704-2213
  • Onde: Estrada vicinal Walter Bernardes Nory, entre Catanduva e Itajobi
  • Funcionamento: Sábado e domingo, das 13h às 18h30

Inaugurado no ano de 2000, o Sítio da Uva oferece um ambiente relaxante e familiar para curtir momentos descontraídos da vida no campo. A história local remonta há mais de 20 anos com a famosa tradição da colheita anual da uva, a qual é vendida para consumidores de Catanduva e região.

Empório Rural Café Sabores da Roça - Ipiguá (SP)

  • Contato: (17) 99220-4700
  • Onde: Vicinal Délcio Custódio da Silva, próximo do trevo de Ipiguá.
  • Funcionamento: Todo domingo, das 8h às 11h
  • Valores: Adultos: R$ 30 / Crianças de 6 a 11 anos: R$ 15

O local traz os sabores da roça para quem deseja apreciar um típico café da manhã. São oferecidos pelo menos 35 tipos de bolos, sucos, café, leite e frios. Os clientes ainda podem aproveitar para repousar em redes ou andar a cavalo. Existe também um playground para as crianças.

Café Matuto - Bady Bassitt (SP)

  • Contato: (17) 3258-2426
  • Onde: Rua Camilo de Moraes, 529
  • Funcionamento: Quinta a domingo, das 8h às 17h

O ambiente é cheio de objetos antigos para trazer uma sensação nostálgica aos frequentadores. Itens como rádios, televisores, bicicletas, sacos de café, garrafas antigas, fazem parte da decoração do lugar. Enquanto admiram os objetos antigos, os clientes podem saborear pão com linguiça, pudim caseiro, sucos, e também almoçar no local.

Café da Colônia - Uchoa (SP)

  • Contato: (17) 99122-2351
  • Onde: Rua Abel Rodrigues Castanheira, Castanheiro
  • Funcionamento: Quarta a domingo. Horários a serem agendados.

O Café da Colônia Turismo Rural fica localizado no noroeste do estado de São Paulo, a apenas cem metros do centro da cidade de Uchoa, em uma área de natureza preservada, aconchegante e familiar. O sítio está aberto a visitação (sob agendamento apenas), com sabores da roça e um dia no meio da natureza.

  • Últimas Notícias

  • Mais Lidas

O Diário da Região utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, a fim de melhorar experiencia do usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Diário da Região - O maior do noroeste paulista Diário da Região Voltar

editorias

  • Cidades
  • Política
  • Economia
  • Esportes
  • Cultura
  • Vida e Estilo
  • Classificados
  • Blogs

mais do diário

  • Vida & Arte
  • Diário Imóveis
  • FM Diário 89.9

acesse

  • Captação
  • Webtake

Contato

  • Fale Conosco
  • Trabalhe Conosco
  • Expediente

Redes Sociais

  • Link externo, Youtube Diário da Região
  • Link externo, Instagram Diário da Região
  • Link externo, Facebook Diário da Região

Anuncie


Contato SJRP

[email protected]

(17) 2139-2054


Contato SP

[email protected]

(11) 99938-6219

Copyright © - 2020 - Grupo Diário da Região - É proibida a reprodução do conteúdo em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.

Login
Faça Seu Login
Informe o e-mail e senha para acessar o Diário da Região.
Trocar minha senha
Esqueci minha senha / Primeiro acesso
Recuperação
Recupere Sua Senha
Informe o e-mail para recuperar a senha do login Diário da Região.
Lembrei, quero logar.
Trocar Senha
Troque Sua Senha
Informe o e-mail e senha atual para trocar a senha do login Diário da Região.
Cancelar, quero logar.
Login
Faça Seu Login
Informe o e-mail e senha para acessar o Diário da Região.
Esqueci minha senha
Recuperação
Recupere Sua Senha
Informe o e-mail para recuperar a senha do login Diário da Região.
Lembrei, quero logar.