Os acidentes com escorpiões cresceram 30% em 2020 em Rio Preto, de acordo com dados da Secretaria Municipal de Saúde. No ano passado foram registrados 913 acidentes, contra 625 em 2019. Segundo a pasta, os casos estão distribuídos por todos os bairros, com uma incidência um pouco maior na área de abrangência do Santo Antônio.
No Flórida Park, a moradora Narilene França, encontrou escorpiões dentro de sua casa todos os dias desta semana. Na segunda-feira, 4, ela encontrou o animal no quarto em baixo do ventilador; na terça-feira, 5, o marido localizou o escorpião no quarto da filha de dois meses e na quarta-feira, 6, ela localizou na cozinha da casa. Segundo a moradora, dois escorpiões eram pretos e em um dos dias ela localizou um que era preto e amarelo.
Nas casas próximas, os vizinhos também relataram que localizaram os escorpiões dentro dos imóveis. Ela ressalta que o mato no bairro está alto e precisa ser roçado.
De acordo com a Saúde, as orientações à população são para evitar abrigo e alimento que possam atrair os escorpiões, como retirar entulhos, madeiras, tijolos e folhas. Acondicionar o lixo doméstico e descartar em local correto para evitar baratas.
Outra medida de prevenção é a barreira física: manter ralos fechados ou com telas, utilizar protetores nas soleiras das portas, borracha ou espuma.