Exaustos, profissionais de saúde pedem ajuda em Rio Preto
  • ACERVO •
  • DIARIOIMOVEIS •
  • FM DIÁRIO
Diário da Região - O maior do noroeste paulista
  • REVISTA BEM-ESTAR •
  • REVISTA VIDA&ARTE •
  • CONTATO
Portal Assinante

Diário da Região - O maior do noroeste paulista

Entrar Assine
São José do Rio Preto |  Domingo, 10 de Janeiro de 2021
  • Entrar
    Assine
  • assinantes
  • Portal Assinante
  • Acervo
  • cidades
  • política
  • economia
  • esportes
  • cultura
  • vida e estilo
  • Diário Multi
  • classificados
  • blogs
  • in memoriam
  • FM Diário
  • DIARIOIMOVEIS
  • Revista Bem-Estar
  • Revista Vida & Arte
  • Fale Conosco
  • Trabalhe Conosco
  • Expediente
  • CIDADES
  •      •
  • POLÍTICA
  •      •
  • ECONOMIA
  •      •
  • ESPORTES
  •      •
  • CULTURA
  •      •
  • VIDA E ESTILO
  •      •
  • CLASSIFICADOS
  •      •
  • BLOGS

09.Jan.2021 às 22h35

Depoimentos

Exaustos, profissionais de saúde pedem ajuda em Rio Preto

Enfermeira relata rotina desgastante na UBS do Solo Sagrado, em Rio Preto


Por: Millena Grigoleti
Local de espera da UBS do Solo Sagrado, com pacientes em pé e até sentados no chão durante esta semana
Local de espera da UBS do Solo Sagrado, com pacientes em pé e até sentados no chão durante esta semana - Guilherme Baffi 5/1/2021

Sem água disponível, sem horário para comer, atendimento de centenas de pacientes em um único dia e ameaças de pessoas irritadas com a demora. É assim a rotina na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Solo Sagrado, descrita por uma profissional que atua no local e prefere não se identificar.

"É desumano com as pessoas e com os profissionais. Está intenso demais o movimento. Não estava desse jeito, mas no fim do ano as pessoas não respeitaram, fizeram aglomeração e a doença veio mais violenta. Estamos vendo crianças sendo transferidas com gravidade", conta. O Hospital da Criança e Maternidade (HCM), referência para atendimento dos pequenos, tinha oito pacientes internados nesta quinta-feira, 7, sendo um em UTI.

O Diário mostrou nessa semana a superlotação da UBS do Solo Sagrado, que funcionava até as 22h e por conta do aumento da demanda passou a ser 24 horas. A Secretaria de Saúde anunciou nesta sexta-feira, 8, que a UBS Vila Mayor vai reforçar o atendimento das unidades respiratórias, que conta também com as UBS Caic/Cristo Rei e Anchieta - nelas e na Solo Sagrado, a espera por atendimento era de no mínimo três horas, mas pacientes relataram ter permanecido dez horas no local.

Paulo (nome fictício para preservar a identidade do paciente), vendedor de 23 anos, esteve na do Solo Sagrado na última quarta-feira. Ele chegou por volta das 14h e foi embora às 20h30. "Descaso total. Pacientes sentados no chão, crianças esperando com mãe, sentadas no chão comendo porque estavam lá desde às 8h30, isso 15h. Tinha poucos profissionais, porém esforçados demais", relata.

Nem todo mundo, no entanto, reconhece o esforço da linha de frente ou entende que existem prioridades (como idosos e pessoas com comorbidades). A profissional da UBS conta que eles estão sendo ameaçados pelos pacientes por causa da demora. "Não temos o que fazer. Não temos funcionário. E precisa fazer triagem, medicação, exame, entrar no sistema nacional, notificar, fazer a planilha." Repassando para a chefia o problema, a solução era: tem que esperar.

Sem contato próximo com familiares desde que a pandemia começou, ela conta que os colegas estão doentes, no enfrentamento desde março, sob pressão psicológica e física, com medo de quem será o próximo a sofrer agressão. "Tem muito funcionário pegando atestado por doença psiquiátrica ou contaminação. Tenho duas colegas afastadas, outra intubada. Já perdi dois colegas. Estamos numa guerra e somos os últimos."

Uma enfermeira que não quer ser identificada trabalha em um hospital que atende pacientes do SUS e de convênios em Rio Preto. Ela atuava em lares de idosos antes e teve oportunidade de fazer o processo seletivo justamente por causa da Covid. "Vejo pessoas que acabaram de sair dos cursos e acham que vai ser tranquilo e não é. É exaustivo, tem que ter cuidado porque senão fica doente. A hora que sai da UTI tem que tomar banho, se desinfetar para não levar o vírus para a população e os familiares."

Outra profissional da enfermagem, que também atua em hospital, relata o cansaço. "É bem desconfortável trabalhar paramentados com aventais, máscara e protetor facial o plantão todo. O paciente na UTI demanda atenção extrema. Pronamos (colocar de bruços) e voltamos o paciente várias vezes, isso demanda força física", explica.

Os profissionais acreditavam em um alívio, mas a nova onda veio antes do esperado, em um momento em que as férias, que haviam sido canceladas, precisam ser agendadas.

Ana (nome fictício), médica intensivista que atua na UTI de um hospital particular de Rio Preto, diz que a primeira onda foi pesada e todos trabalharam muito, com horas extras e cobrindo quem ficava doente. "Deu uma diminuída e a gente ficou um pouquinho mais tranquilo, mas agora voltou a piorar muito, hospital lotado, UTI lotada."

O problema é que agora estão todos cansados e os médicos não conseguem mais emendar tantas horas de trabalho. Além do coronavírus, a exaustão também está deixando doutores e enfermeiros doentes. "Tanto na enfermaria como na UTI está muito cansativo, os pacientes instabilizam rápido. Você passa a visita de manhã ele está bem, à tarde está cansado, com falta de ar, precisando de oxigênio. Evoluem rápido e todo mundo fica de cabelo em pé." Para garantir fechar os plantões, diz Ana, vale tudo: pagar mais, pagar à vista e pedir "pelo amor de Deus" pela ajuda para atender os doentes.

(Colaborou Bruno Ferro)

Atendimento ampliado

Em nota, a Secretaria de Saúde de Rio Preto informou que a unidade básica do Solo Sagrado, a mais superlotada entre as unidades que atendem pacientes com sintomas de coronavírus, teve seu atendimento ampliado para 24 horas, todos os dias da semana, por conta da procura.

"No início dessa semana iniciamos o planejamento para reestruturação e reforço do quadro de profissionais e consequente redução da sobrecarga e diminuição do tempo de espera por atendimento, além da abertura de mais uma unidade para atendimento exclusivo de síndrome gripal", disse a pasta.

A Saúde afirmou ainda que a denúncia de que não existe água não procede, pois o contrato com a fornecedora de água foi recentemente renovado e a unidade tem bebedouro industrial para uso. "Sobre fornecimento de lanche para os profissionais, estamos em andamento para adequação à legislação vigente, posto que a Unidade voltou a funcionar 24h recentemente", garantiu. (MG)

  • Últimas Notícias

  • Mais Lidas

O Diário da Região utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, a fim de melhorar experiencia do usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Diário da Região - O maior do noroeste paulista Diário da Região Voltar

editorias

  • Cidades
  • Política
  • Economia
  • Esportes
  • Cultura
  • Vida e Estilo
  • Classificados
  • Blogs

mais do diário

  • Vida & Arte
  • Diário Imóveis
  • FM Diário 89.9

acesse

  • Captação
  • Webtake

Contato

  • Fale Conosco
  • Trabalhe Conosco
  • Expediente

Redes Sociais

  • Link externo, Youtube Diário da Região
  • Link externo, Instagram Diário da Região
  • Link externo, Facebook Diário da Região

Anuncie


Contato SJRP

[email protected]

(17) 2139-2054


Contato SP

[email protected]

(11) 99938-6219

Copyright © - 2020 - Grupo Diário da Região - É proibida a reprodução do conteúdo em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.

Login
Faça Seu Login
Informe o e-mail e senha para acessar o Diário da Região.
Trocar minha senha
Esqueci minha senha / Primeiro acesso
Recuperação
Recupere Sua Senha
Informe o e-mail para recuperar a senha do login Diário da Região.
Lembrei, quero logar.
Trocar Senha
Troque Sua Senha
Informe o e-mail e senha atual para trocar a senha do login Diário da Região.
Cancelar, quero logar.
Login
Faça Seu Login
Informe o e-mail e senha para acessar o Diário da Região.
Esqueci minha senha
Recuperação
Recupere Sua Senha
Informe o e-mail para recuperar a senha do login Diário da Região.
Lembrei, quero logar.