Um rapaz de 19 anos foi preso em flagrante pela Guarda Civil Municipal (GCM) após invadir a casa da ex-namorada, de 17 anos, na noite de terça-feira, 5, no Solo Sagrado, em Rio Preto. A adolescente tinha medida de protetiva contra ele.
Segundo o boletim de ocorrência, foi a vítima quem ligou para a GCM para pedir socorro. Ela afirma ter ficado com medo do rapaz, que já tinha feito ameaças de morte.
Ao ser abordado pelos guardas, o rapaz admitiu saber que havia uma ordem judicial de restrição contra sua aproximação da ex-namorada.
Depois de se recusar a prestar depoimento na Central de Flagrantes, o rapaz foi enviado para a carceragem da Divisão Especializada em Investigações Criminais (Deic) de Rio Preto.
A coordenadora da patrulha, Fábia Suaide, afirma que desde a criação da ronda especial de proteção a vítimas de violência doméstica, em março de 2020, 70 agressores foram presos pela GCM.
"Nós fazemos monitoramento de 900 mulheres que têm medida protetiva. Pegamos muitos homens que ameaçaram as vítimas. Boa parte deles, em flagrante. Acredito que assim ajudamos na redução da violência doméstica", diz a coordenadora.
A patrulha consiste em monitorar mulheres que possuem medidas protetivas e dar resposta rápida a casos de ameaças e possível agressão.