A Empresa Municipal de Urbanismo de Rio Preto (Emurb) entregou nesta terça-feira, 5, a passarela de ligação entre os terminais rodoviário e urbano, no Centro. Nesta semana, vai começar uma campanha de conscientização dos passageiros para optarem por este caminho e evitar o intenso trânsito de pedestres na rua Bernardino de Campos, onde há risco de atropelamento.
O grande movimento de pedestres entre os dois terminais é composto por um fluxo de 20 mil pessoas, vindas das cidades da microrregião, que diariamente vêm trabalhar e estudar em Rio Preto. Assim que descem dos ônibus intermunicipais, eles vão até o terminal urbano para pegar ônibus que trafegam pela cidade - e depois fazem o caminho oposto.
Atualmente, a passagem é arriscada, porque os pedestres são obrigados a cruzar a saída de ônibus do terminal e a linha do trem. Há uma faixa de pedestre para sinalizar a preferência dos passageiros, mas os motoristas reclamam do constante risco de ocorrer um atropelamento.
Iniciada em junho de 2020, a construção da passarela coberta faz parte do conjunto de obras de reforma do antigo terminal urbano, orçado em R$ 3,7 milhões.
A estrutura atende reivindicação dos passageiros que acharam inadequado ter que cruzar o espaço entre os dois terminais, sem cobertura, sujeitos a tomar chuva ou enfrentar o calor em dias quentes.
O presidente da Emurb, Rodrigo Idelbrando Juliano, afirma que nesta semana serão afixadas quatro faixas, em pontos estratégicos dos dois terminais, para incentivar o uso da passarela.
"Vai ter divulgação nas emissoras de rádio, televisão, nos painéis de informação para incentivar os passageiros a irem por este caminho", afirma o presidente.
Juliano disse que em fevereiro terá abertura de processo de licitação para reforma no Terminal Rodoviário. Orçada em R$ 8 milhões, a obra vai restringir a saída dos passageiros pela rua Bernardino de Campos, que serão direcionados para a nova passarela.
"Acredito que assim 95% dos passageiros vão fazer essa travessia por um caminho muito mais seguro, sem ter que passar pela saída do terminal urbano", afirma o dirigente da autarquia.