Uso obrigatório de máscara e nada de aglomeração. Essas são as novas regras para os vestibulandos que começam nessa quarta-feira, 6, uma maratona de provas com o objetivo de alcançar a tão sonhada vaga em uma universidade.
Em meio à pandemia de coronavírus, os principais vestibulares do país anunciaram protocolos sanitários para voltar a reunir estudantes em uma sala de aula. Alguns optaram por abrir mais um dia de exame, dividindo o total de candidatos em dois dias de vestibular, outros optaram por reduzir o número de questões da prova.
O primeiro desafio para parte dos candidatos começa nessa quarta-feira, 6, com o vestibular da Unicamp. Nas duas cidades onde as provas serão aplicadas na região - Rio Preto e Fernandópolis - 2.080 candidatos farão o exame que terá menos questões, de 90 para 72, com o tempo máximo de realização de quatro horas, ao invés das cinco estipuladas em anos anteriores.
Também haverá recorde do número de salas de aplicação para evitar aglomeração. Na primeira fase, serão 3.381 salas em 62 escolas do Brasil. Um aumento de 125% contra as 1.502 salas usadas no ano anterior.
No domingo, 10, será a vez dos estudantes realizarem a prova da Fuvest, que continuará acontecendo em apenas um dia. Em Rio Preto, 2.734 candidatos farão a prova que concede vaga na Universidade de São Paulo (USP).
Yasmim Feitosa Silva, de 18 anos, vai encarar a maratona de janeiro. Tentando uma vaga no curso de Artes Cênicas, ela conciliou o trabalho com os estudos do último ano do ensino médio e as aulas remotas no cursinho comunitário Atlas, oferecido na Unesp de Rio Preto. "Confesso que a aglomeração me preocupa. Sem contar o receio de ser eliminada por conta de esquecer uma das novas regras criadas para o vestibular na pandemia", disse.
Segundo edital do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), previsto para acontecer na versão impressa nos dias 17 e 24 de janeiro. Quem estiver com Covid-19 poderá realizar a prova nos dias 23 e 24 de fevereiro. Os candidatos que estiverem com suspeita da doença deverão comunicar o estado de saúde por meio da Página do Participantes e da Central de Atendimento do Inep (0800 616161), antes da aplicação do exame.
Para quem já começou a maratona de vestibulares, a dica é calma e treinar em casa até com a máscara. "Além dos simulados, tenho o costume de resolver exames anteriores, porque cada prova tem um estilo", disse Julia Silva Melo, de 18 anos, que pretende ingressar em um faculdade de medicina e, desde novembro, faz vestibulares em instituições particulares. "Agora em janeiro começo a fazer os vestibulares das faculdades públicas".
Enem
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) disponibilizou nesta terça-feira, 5, o cartão de confirmação de inscrição no Enem, por meio do qual os inscritos podem consultar o local onde devem fazer a prova.
No documento, constam informações como número de inscrição e o registro da hora e data do Enem. Consta, ainda no cartão, a confirmação de que o participante que pediu atendimento especializado será atendido. O mesmo serve para o inscrito que solicitou o tratamento pelo nome social.
O inscrito pode consultar o cartão na Página do Participante e também pelo aplicativo oficial do Enem.