O Batalhão de Ações Especiais de Rio Preto (9º Baep) recebeu com duas semanas de antecedência quatro viaturas blindadas, compradas pelo governo do Estado de São Paulo. Os veículos, que iriam chegar ao final da primeira quinzena de janeiro, já entraram em operação nesta segunda-feira, 4.
São veículos tipo Chevrolet Trailblazer 2.8 turbodiesel, do tipo SUV, carro utilitário, com reforço na carroceria contra tiros de alto calibre. Também há reforço nos para-brisas e nos vidros das janelas das portas laterais e da traseira.
Entregues no início da noite do dia 31 de dezembro do ano passado, as quatro novas viaturas fazem parte de um lote de mais de 70 carros comprados por R$ 10,7 milhões para fortalecer a frota da Polícia Militar.
Segundo o capitão Laércio Cavalari, do 9º Baep, as quatro viaturas serão usadas para o patrulhamento das 96 cidades da região do Comando de Policiamento do Interior (CPI) 5.
"Estas novas viaturas têm o mesmo motor, potência, mas proporcionam mais proteção aos policiais, porque estão blindadas. São veículos mais pesados, o que demanda uma técnica apropriada para direção. Os nossos policiais foram treinados", informa o oficial.
A aquisição das viaturas com carrocerias reforçadas faz parte do plano da PM de reforçar os veículos para enfrentar o armamento pesado das quadrilhas especializadas em roubo a bancos - que atacaram, por exemplo, duas agências e enfrentaram a polícia em Araraquara no fim de 2020.
Como são blindados, os veículos podem ser usados como escudo aos policiais, durante um confronto armado, explica Cavalari. "É um dos instrumentos que o nono batalhão dispõe. Temos um treinamento constante para este tipo de ocorrência. Temos policiais treinados para atirar no alvo a 300 metros de distância. Além disto, mantemos contato direto com as empresas de segurança, inclusive com monitoramento diário", diz.
Cavalari afirma que as viaturas blindadas serão usadas principalmente no patrulhamento noturno de Rio Preto.