Um homem foi condenado pela Justiça de Tabapuã, na última quarta-feira, 2, pela atuação como membro da alta hierarquia da organização criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC). A sentença da juíza Patricia da Conceição Santos atendeu a uma ação impetrada pelo Ministério Público (MP) do Estado de São Paulo.
Antônio Reis dos Santos, conhecido como Tonhão, é de Catanduva e recebeu pena de 41 anos e seis meses de prisão por homicídio triplamente qualificado, agravado pela prática de grupo de extermínio. Ele foi preso em setembro de 2018 apontado como sintonia, o homem com a função de dar a ordem para matar aqueles que desrespeitavam a organização criminosa liderada por presos.
Na época, o réu foi apontado como autor da execução de Alexandre Pereira de Souza, cujo corpo foi encontrado em adiantado estado de decomposição, na zona rural de Catiguá. A ossada da vítima foi localizada sem a mandíbula e falanges da mão direita, tendo sido executada em uma espécie de "tribunal do crime".
De acordo com o MP, a participação de um membro integrante do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), que testemunhou e relatou as investigações conduzidas no âmbito da Operação Octopus, no julgamento foi peça chave para comprovar a posição ocupada pelo réu na organização criminosa.
(Colaboraram Francela Pinheiro e Marco Antônio dos Santos)