Campanha põe cadeiras de rodas em vagas de carros em Rio Preto

CONSCIÊNCIA

Campanha põe cadeiras de rodas em vagas de carros em Rio Preto

Após ação, cadeiras foram doadas a hospital e a instituição


Ação do Lions Clube em parceria com a Emurb colocou cadeiras de roda em vagas da rua Voluntários de São Paulo, no Centro
Ação do Lions Clube em parceria com a Emurb colocou cadeiras de roda em vagas da rua Voluntários de São Paulo, no Centro - Guilherme Baffi 10/10/2020

A multa é gravíssima, gera sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e resulta em uma autuação no valor de R$ 293,47. Mesmo assim, acontece com frequência no trânsito das cidades brasileiras: o ato de estacionar em vagas reservadas para idosos ou pessoas com deficiência. E as explicações são sempre parecidas: "não demoro" ou "é rapidinho".

Com o objetivo de conscientizar os motoristas, uma campanha neste sábado, dia 10, na rua Voluntários de São Paulo, no Centro de Rio Preto, colocou cadeiras de rodas em vagas para deficientes. A medida fez parte da ação "Sentindo na Pele", idealizada pelo Lions Clube em parceria com a Empresa Municipal de Urbanismo de Rio Preto (Emurb).

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 6,7% da população brasileira possui algum tipo de deficiência física, ou seja, 45 milhões de brasileiros. Em Rio Preto, estima-se que existam cerca de 33 mil pessoas com deficiência.

E na manhã deste sábado, dia 10, dez cadeiras de rodas foram dispostas, nas vagas destinadas ao estacionamento de veículos no Centro de Rio Preto. Em todas elas tinham placas com avisos do tipo "Volto Logo", "É apenas um minutinho", "Daqui a pouco volto".

A ação foi acompanhada pelos presidentes do Lions Sul, Claudecir de Assis Gonçalves, e do Lions Centro, Mauro César Marques, além do diretor da Emurb Gibran Belasques Costa. "Quando se fala em deficiência física, não são somente os cadeirantes que enfrentam o calvário de espaços nas vias públicas. São também as pessoas que apresentam algum tipo de dificuldade para se mover, caminhar, enfim apresentam alguma dificuldade de mobilidade", afirmou Claudecir.

As cadeiras foram doadas para a Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD) e ao Hospital Nossa Senhora das Graças. O gerente administrativo do hospital, Carlos Maurício da Silva, esteve no local para receber cinco das dez cadeiras de rodas. Além de agradecer, parabenizou a iniciativa do Lions. "São ações como essa que nos engrandecem".

O hospital, administrado pela Associação São Francisco de Assis da Providência Divina, é uma das organizações do frei Nélio Angeli Belotti. Esse hospital possui 127 pacientes internados, a maioria é de idosos.

A AACD Rio Preto atende cerca de 120 pacientes com deficiência física e intelectual. A instituição está localizada no Jardim Tarraf 2.