Rio Preto chega a 647 mortes pela Covid-19

PANDEMIA

Rio Preto chega a 647 mortes pela Covid-19

Secretaria de Saúde confirmou 186 novos casos neste sábado e cinco óbitos


Representação gráfica do coronavírus
Representação gráfica do coronavírus - Freepik/Banco de imagens

A Secretaria da Saúde de Rio Preto confirmou 186 novos casos e mais cinco mortes por coronavírus neste sábado, dia 10. Com isso, a cidade chegou a 647 mortes pela doença desde o início da pandemia.

Segundo a pasta, a cidade contabiliza 23.972 casos confirmados, sendo que 20.939 pessoas já se recuperaram da doença.

Na região, a Secretaria da Saúde de Catanduva também confirmou uma morte pela doença na cidade neste sábado, 10. Segundo a pasta, a vítima é um idoso de 77 anos, que estava internado no Hospital Emílio Carlos. A cidade contabiliza 5.302 casos confirmados e 148 óbitos.

Outra cidade que também confirmou mais mortes pela Covid-19 foi Votuporanga. Na noite de sexta-feira, dia 9, a cidade confirmou dois óbitos: de uma idosa, 80 anos, que estava hospitalizada e que apresentou os primeiros sintomas em 4 de outubro; e o outro de um homem, 51. Votuporanga possui 93 mortes pela doença e 4.931 casos confirmados.

Ao todo, a região contabiliza 1.966 mortes pelo coronavírus. Além disso, segundo levantamento feito pelo Diário em 122 cidades do Noroeste Paulista, 76.882 pessoas já testaram positivo para Covid-19, tendo 68.357 delas já se recuperado.

Brasil

Neste sábado, dia 10, o Brasil chegou à marca de 150 mil mortes pelo coronavírus desde o início da pandemia. Segundo o consórcio dos veículos de imprensa, em sete meses, a pandemia matou no Brasil, 150.023 pessoas. Se fossem países independentes, quatro unidades federativas brasileiras - Distrito Federal, Rio de Janeiro, Mato Grosso e Amazonas - estariam no topo do ranking mundial com os piores índices de morte por milhão de habitantes. O Brasil aparece na segunda colocação em maior número de mortes de todo mundo, atrás apenas dos Estados Unidos.

No estado de São Paulo, a Secretaria Estadual de Saúde confirmou mais 6.626 novos casos e 155 mortes entre a tarde desta sexta-feira, dia 9, e início da tarde deste sábado, dia 10. Com isso, São Paulo chegou a 1.034.816 casos confirmados de Covid-19 e 37.223 mortes. Até o momento, 900.264 pessoas no Estado se recuperaram da doença.

Divulgação

Uma operação realizada na noite desta sexta-feira, 9, pela equipe de fiscalização de cumprimento aos decretos municipais de retomada consciente dos diversos setores econômicos durante a pandemia, lacrou um bar, autuou quatro pessoas e ainda dispersou duzentas que estavam aglomeradas em um evento em Rio Preto. Participaram da operação a Guarda Civil Municipal (GCM), a Vigilância Sanitária e a Polícia Militar.

Segundo a equipe de fiscalização, um bar no Jardim Walkiria foi lacrado por descumprir medidas do decreto municipal. O estabelecimento já havia sido autuado anteriormente, mas por desrespeitar as ordens de cumprimento foi autuado pela segunda vez e interditado na noite dessa sexta-feira, 9. Quatro pessoas também foram autuadas.

No Distrito Industrial, equipes da polícia e da guarda municipal também dispersaram aproximadamente 200 pessoas que estavam aglomeradas em um evento na avenida João Batista Vetorasso.

Ao todo, na noite desta sexta-feira, 9, três estabelecimentos comerciais foram vistoriados, sendo um interditado, e 35 autos de infração elaborados. Também foram abordados 11 veículos e 10 motos durante a fiscalização, que continua em todo o feriado prolongado.