Casale defende escola militar e exalta apoio de bolsonaristas
Candidato do PSL, Casale, durante sabatina no Diário: 'governo pautado pela meritocracia'
Candidato do PSL, Casale, durante sabatina no Diário: 'governo pautado pela meritocracia' - Johnny Torres

O quinto entrevistado na série de sabatinas do Diário da Região com os candidatos a prefeito de Rio Preto foi Marco Casale, do PSL. Ele foi sabatinado pelos jornalistas Rodrigo Lima e Vinícius Marques nesta quarta-feira, 7, às 9h. O candidato citou as ligações com o presidente Jair Bolsonaro e falou da distribuição de cargos eleitorais. "Nós temos o mesmo propósito, inclusive de governo, governo pautado pela meritocracia. Se nós não temos um loteamento de cargos, eu terei extrema liberdade para colocar no nosso secretariado pessoas que estão no governo, funcionários públicos municipais extremamente capacitados.

Apoio de Valdomiro Lopes

Ele (Valdomiro) terá um espaço dele, o espaço merecido dele, ele vai participar de uma campanha, porque ele foi o prefeito do povo. Casale é o candidato do povo. O Casale é uma pessoa que veio de família humilde, uma pessoa que pra estudar precisou de financiamento, primeiro o curso que fez foi uma instituição de assistência social, financiou então publicamente a universidade. Quando casado, recém-casado, a primeira residência do Casale foi uma casa do CDHU em bairro. Sabe, assim como Valdomiro, que você está citando aí que vem em apoio. Por que o Valdomiro escolheu o Casale? Porque vê no Casale a pessoa que pode dar continuidade ao governo do povo, popular, que olha na borda, que olha na periferia, que olha nos bairros, o Casale tem essa capacitação e por isso foi escolhido. Há um mérito. Quantos políticos poderiam estar recebendo esse apoio do prefeito? O Casale recebeu esse apoio do prefeito pelo mérito, pela audácia e pela competência, que se encontra nesse momento, e dedicação e coragem. O Casale fez a mudança do atual governo federal, participou desse trabalho, se dedicou para isso.

Aliado a Bolsonaro

O PSL, com certeza, possa você conferir em portais de transparência, é o partido mais comprometido com o atual governo. Nossos deputados federais, nossos deputados estaduais e o Casale está aqui porque ele foi escolhido desde o princípio para conduzir essa situação. Se a nível federal obtivemos sucesso, aqui em São José do Rio Preto eu tenho certeza que também será reconhecido com esses méritos. O fato de um político compor, independente da ideologia, eu tenho certeza que é pelo mérito. Tem que deixar bem claro, nós recebemos apoio de todos os partidos cristãos e de direita, pelo reconhecimento da minha fé, do meu compromisso e da minha capacidade.

Candidato do Bolsonaro

Nós temos o mesmo propósito, inclusive de governo, governo pautado pela meritocracia. Como eu já lhe disse, se nós não temos um loteamento de cargos, eu terei extrema liberdade para colocar no nosso secretariado pessoas que estão no governo, funcionários públicos municipais extremamente capacitados. Essa condução que existe hoje em nível de governo federal é por determinação, por princípio, que é o mesmo do Casale. Você vê nessas tratativas políticas o apoio que vem de partidos que abrigam bolsonaristas a minha pessoa foi pelo trabalho que eu faço, pelo respeito que eu tenho, a cada um e pela minha ideologia de fé e princípio de condução da política. Eu não me vejo o candidato do Bolsonaro, eu me vejo o candidato do PSL, e se eu recebo esse apoio é porque eu mantenho a minha fidelidade de ideologia e meu compromisso com você, eleitor, que, se nós mudamos o país em 2018, o Casale foi candidato por uma expressão pessoal, por ser escolhido, e por ser determinado, sem um minuto de TV, sem fundo eleitoral e obteve um sucesso imenso como resposta disso, é porque nós mantemos os nossos princípios e isso você tem certeza que eu levarei até o último dia de governo.

Escolas militares

Casale: Veja bem, vamos ler os parágrafos, as vírgulas e os pingos nos is. Rio Preto... O projeto de escola militar é um projeto federal, onde nós temos que estar predispostos a receber esse investimento do governo federal. Então, lá não diz "promessa de criação", lá diz, "vamos estar buscando essa possibilidade porque depende do governo". Então é um projeto que nós colocamos à disposição do governo, caso que na atual gestão ela foi desconsiderado e descartada. Ou seja, como nós temos um município implantado um governo de esquerda, entenda se é comunista, socialista, os atos e ações da atual administração vão contrários aos nossos princípios, isso foi descartado e negado, essa possibilidade para que o governo federal trouxesse para Rio Preto então, o Casale, dentro do plano de governo, coloca o município à disposição para que isso venha a ocorrer. Não implica que obrigatoriamente a gente teria isso, é uma questão de tratativa com o governo federal.

(Com Yasmin Lisboa)