Coronel Helena promete escola militar e quer apoio de Bolsonaro

ELEIÇÕES 2020

Coronel Helena promete escola militar e quer apoio de Bolsonaro

Confira como foi a sabatina com a candidata a prefeita de Rio Preto pelo Republicanos


Coronel Helena em entrevista na sabatina: alinhamento com Bolsonaro, críticas e guarda armada
Coronel Helena em entrevista na sabatina: alinhamento com Bolsonaro, críticas e guarda armada - Guilherme Baffi 5/10/2020

O Diário da Região realizou nesta segunda-feira, 5, as primeiras sabatinas de uma série de entrevistas com os candidatos a prefeito de Rio Preto. A Coronel Helena Reis (Republicanos) abriu a série com entrevista concedida aos jornalistas do Diário Rodrigo Lima e Vinícius Marques prometendo a implantação de uma escola militar na cidade, além de defender armamento da Guarda Municipal. A candidata também fez críticas ao governo de Edinho Araújo (MDB), que concorre à reeleição. Com atos de campanha de rua, ela disse que algumas vezes eleitores pedem abraço, mas afirma que usa máscara nas mobilizações eleitorais. A entrevista pode ser lida e vista na íntegra no site do Diário.

Leia os principais trechos:

Pandemia

O rastreamento e acompanhamento das pessoas infectadas, o seu entorno, as pessoas as quais elas tiverem contato, isso não foi feito. A questão da triagem, nós tivemos notícias de pessoas de dentro dos serviços de saúde que tinham pessoas em Unidades de Pronto Atendimento (UPA), uma com o tornozelo quebrado e uma pessoa com Covid lado a lado, ou seja, faltou triagem, faltou direcionamento, então a ideia é o que mudar na gestão da crise, mudar o comitê gestor e fazer aquilo que não foi feito até agora. Eu acho que se justifica. Inicialmente foi feito o fechamento, mas nunca se tratou apenas de abrir e fechar o comércio, mas de uma série de medidas que pudessem minimizar o risco de contaminação ao longo do tempo, então, nós tivemos, o próprio Diário noticiou, ônibus lotados sem que houvesse uma resposta pronta do poder público.

Campanha na rua

Estamos orientando a nossa equipe, os nossos apoiadores, para que adotem todos os cuidados necessários; uso de máscaras, uso de álcool gel e nós estamos fazendo dessa forma. O que tem ocorrido, o que ocorreu em momentos e nós imediatamente já mudamos o posicionamento, adequamos novamente os protocolos que foram estabelecidos junto com a equipe, é que algumas pessoas vêm até nós e vêm sem máscara.

Promessa de escola militar

Escola militar eu pude conhecer alguns projetos no Brasil, estão funcionando muito bem e o governo Jair Bolsonaro, inclusive, ofertou a possibilidade dos municípios manifestarem seu interesse no projeto que Rio Preto curiosamente recusou a implantação, disse que não havia interesse na implantação de uma escola militar. Nosso partido vai se empenhar muito em trazer uma escola militar para Rio Preto.

Apoio Bolsonaro

O presidente Jair Bolsonaro é conservador e claro que nós temos um alinhamento nesse sentido, porque prezo, com certeza, pelos valores da família, das instituições, da ordem. Como militar, como profissional de segurança não poderia ser diferente. Acredito que ele já se manifestou publicamente que não iria se envolver no primeiro turno das eleições, mas se ele mudar esse posicionamento e for apoiar um candidato aqui em Rio Preto, acredito, sim, que seja a candidata do Republicanos, partido que ele tem bastante afinidade e está na base de apoio do governo.

Influências partido e Iurd

Bom, primeiro é interessante você colocar isso para até a gente desmistificar um pouco toda essa questão. Eu me filiei ao Republicanos em primeiro lugar por ser um partido cujos valores, basta ler o manifesto do partido que a gente verifica e foi o que eu fiz antes até de me decidir pela filiação, são valores que se alinham com os meus valores. Então o meu governo vai ser um governo com pessoas técnicas, pessoas que têm conhecimento nas respectivas áreas e pessoas que têm, claro, um trânsito político, porque afinal de contas trata-se de uma proposta política então esse é o critério principal, não será de forma nenhuma a vinculação com um ou outro grupo religioso ou político.

Armar a Guarda

Em Rio Preto sempre houve uma resistência muito grande a isso, a armar a Guarda Municipal. Eu vejo que da forma como está hoje é muito ruim porque eles ganharam na Justiça o direito de portar armas particulares as suas próprias dispensas, inclusive bancando o próprio treinamento e munição. Isso nos traz alguns problemas, você não tem controle desse armamento dessa munição, e você não tem controle do tipo de treinamento que eles conseguem fazer, então a ideia de primeiro capacitar e treinar a Guarda. Leia entrevista na íntegra e veja vídeo no site do Diário.

(Com Yasmin Lisboa)