Congresso destaca projeto com idosos

Cidade amiga de todas as idades

Congresso destaca projeto com idosos


O projeto "São José do Rio Preto - Cidade Amiga de Todas as Idades "- foi classificado em primeiro lugar no 5º Congresso sobre Envelhecimento Ativo, ocorrido de forma virtual no último sábado, dia 12, na Câmara Municipal de São Paulo, Capital.

Coordenado pelo Centro Internacional de Longevidade, o conjunto do projeto revelou que Rio Preto tem 17% de idosos em sua população (São Paulo tem 15%), representando em números 76,5 mil pessoas com mais de 60 anos. Daí a necessidade de preparar a cidade do futuro para os idosos ativos.

No projeto, em parceria com a Unilago, a Prefeitura realizou uma pesquisa com 600 idosos nas 10 regiões do município, para ter um panorama da situação da população da terceira idade e traçar estratégias para melhor atendê-la.

O grupo que desenvolveu o projeto deve se reunir virtualmente nesta quinta-feira, 17, para apresentar uma síntese dos trabalhos realizados para transformar as demandas e sugestões em Plano de Trabalho Intersecretarial que poderão permitir a inclusão do município no rol global da Organização Mundial de Saúde (OMS), chamado Rede Global de Municípios Amigos de Todas as Idades.